Previsão aponta para continuidade do frio intenso em Vitória da Conquista no decorrer da semana

Reprodução

Faltando mais de um mês para o fim do inverno, Vitória da Conquista deve continuar com frio intenso pela terceira semana seguida. Em meados de julho, as baixas temperaturas características do Planalto da Conquista estiveram mais brandas, porém, a tendência da estação voltou a vigorar com mais rigor na última semana do referido mês e no início de agosto.

Os institutos de meteorologia e os modelos meteorológicos continuam apontando a possibilidade de frio intenso na cidade, no entanto, pode haver um pequeno abrandamento em relação às duas semanas anteriores, principalmente no período da tarde, quando o sol pode aparecer com mais frequência devido à diminuição da nebulosidade, elevando as temperaturas à casa dos 25ºC, sobretudo a partir do meio da semana.

Já as mínimas tendem a continuar na casa dos 12ºC nas primeiras horas das manhãs, com sensação térmica abaixo dos 10ºC devido à constância e intensidade dos ventos e à baixa umidade do ar.

As previsões apontam também que as chuvas finas devem ficar mais escassas na sequência da semana e a umidade relativa do ar, que pode chegar a 15% na quarta-feira (11).

Nestas condições, mesmo que os termômetros subam no decorrer da tarde, com o anoitecer o frio vota a se intensificar, já que a sensação de frio aumenta quando mais seco estiver o ar, assim como a amplitude térmica, diferença entre mínimas e máximas, que pode chegar a 15ºC entre manhã e tarde.

Registro de Garoa

Os dados coletados nos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), localizados no Lomantão, no Centro, e nos bairros Bacelar, Recreio e Patagônia, mostram que a garoa foi significativa nos últimos dias. Foi registrada precipitação média de 4 mm nos últimos cinco dias nos cinco medidores.

Maior amplitude térmica

As temperaturas estão entrando em elevação em grande parte do país ao longo dos próximos dias. Porém, como o inverno é a estação mais seca do ano, esta condição de tempo seco mantém o céu aberto, sem nebulosidade, o que faz com que a atmosfera não consiga reter o calor do sol, e as temperaturas caiam significativamente entre a noite e o amanhecer.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile