Temendo novos fechamentos, União de Bares e Restaurantes pede proibição de música ao vivo em Guanambi

Reprodução | Leitor Agência Sertão

Diante do receio por um eventual novo aumento no número de casos da Covid-19 por conta de aglomerações, e da necessidade de um novo fechamento total do setor, a União dos Bares e Restaurantes de Guanambi, entidade que representa alguns estabelecimentos na cidade, tomou por conta própria a iniciativa de solicitar ao prefeito Nilo Coelho (DEM) que proíba apresentações de música ao vivo na cidade.

Os representantes da entidade justificaram o pedido por conta dos registros de descumprimento de medidas de distanciamento social no fim de semana, visíveis em alguns pontos da cidade e amplamente divulgados nas redes sociais. Eles sugeriram ainda que esta proibição vigore até 31 de agosto.

Desde 12 de julho, um decreto permitiu a realização de apresentações musicais nos bares e restaurantes, depois de longo tempo de proibição. A classe artística continua sendo uma das mais prejudicadas com a pandemia, com maior tempo de atividades interrompidas. No entanto, uma portaria regulamenta as apresentações, que devem ocorrer com distanciamento entre mesas e limitação da capacidade do local.

Por meio da assessoria de comunicação, a Prefeitura de Guanambi informou que as aglomerações como as registradas continuam proibidas e que três estabelecimentos foram autuados pela Vigilância Sanitária por promover apresentações musicais sem observância dos protocolos. As autuações foram nos bairro Alvorada e Belo Horizonte.

Segundo a informação, os shows públicos e com cobrança de ingresso continuam proibidos. “O que está permitido é música ao vivo em espaço aberto com mesas com 4 pessoas e que estejam com espaçamento conforme a portaria regulamentadora. No caso do decreto atualizado, é permitido 25 mesas com 4 pessoas, que totalizam 100 pessoas. A Vigilância Sanitária está atenta e fiscalizando. “, informou.

Queda no número de casos

Depois de recorde de casos em junho, Guanambi registra queda e estabilização de número de casos há sete semanas. A média móvel diária desta segunda-feira (10) foi de 18,6. O número de pacientes internados também está nos menores níveis. Já a vacinação atinge 44.443 pessoas com a primeira dose, das quais 20.524 também receberam a segunda dose e outros 1.012 receberam vacina de dose única.

A pesar dos números favoreceram a retomada de atividades, há receio da possibilidade da falta de controle e de cumprimento de regras sanitárias possam causar novos surtos da doença.

Toque de recolher mantido

A Prefeitura de Guanambi resolveu manter o toque de recolher noturno no município. A medida continua valendo até 16 de junho, com validade da meia noite às 5h. O Governo Estadual resolveu suspender a exigência a nível estadual, entretanto, o município preferiu prorrogar a medida.

Um novo decreto foi publicado na edição desta segunda-feira (9) do Diário Oficial do Município com a medida.

O decreto também aumentou a permissão da presença de 50 para 100 participantes nos eventos, tais como cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, passeatas e afins, funcionamento de zoológicos, museus, teatros e afins.

“Fica suspensa a realização de shows, independentemente do número de participantes, até 16 de agosto de 2021”, diz um dos parágrafos do decreto da prefeitura de Guanambi.

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile