Servidores do Detran-BA foram alvos de operação que movimentou R$10 milhões com furtos de carros

Foto: PRF | Reprodução

Em ação conjunta, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério Público do Estado da Bahia deflagraram, nesta quinta-feira (12), uma operação contra esquema criminoso com atuação dentro do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).

Os mandados estão sendo cumpridos nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Dias D´ávila, Simões Filho e Eunápolis, e nos estados de Alagoas, Goiás e Sergipe.

Batizada de “Fake Rent”, a operação cumpre três mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão, além de afastamentos de função pública, proibições de exercício de atividade econômica e restrições veiculares, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador.

Conforme as investigações, o esquema consiste em se apropriar indevidamente de carros pertencentes a locadoras de veículos para depois comercializá-los. Até o momento, foi apurado que mais de 100 veículos, a maioria de luxo, foram subtraídos das locadoras, num prejuízo estimado de mais de R$10 milhões. São apurados crimes de associação criminosa, estelionato, falsidades documentais, inserção de dados falsos nos sistemas informáticos e corrupção ativa e passiva.

De acordo com a ascom da PRF, também foi apurado que o esquema funciona há pelo menos cinco anos no Detran baiano. As investigações apontam também, que os envolvidos cooptam pessoas para alugarem veículos pertencentes a grandes locadoras nacionais e estrangeiras, contam com a ajuda de despachantes e corrompem servidores do órgão estadual de trânsito para inserirem dados falsos nos sistemas informáticos do órgão. Os automóveis seriam transferidos para “laranjas”, pessoas falecidas ou terceiros que tiveram seus dados utilizados sem seu conhecimento.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile