Menor adesão justifica avanço de Salvador e Feira de Santana em relação a Vitória da Conquista na vacinação por idade

A população de Vitória da Conquista comparece em maior percentual quando convocada do que os moradores de Salvador e Feira de Santana

vacinação por idade
Foto: Camila Souza/GOVBA

Enquanto cidades como Salvador e Feira de Santana estão vacinando a população em geral a partir dos 23 anos, Vitória da Conquista ainda esta convocando as pessoas de 33 anos para receber a primeira dose contra a Covid-19.

O assunto gera muitas reclamações e dúvidas na população, pois o avanço da capital e de Feira, os dois municípios mais populosos do Estado, é de dez anos em relação à Conquista, o terceiro em habitantes.

A quantidade de doses distribuídas às cidades é compatível com as respectivas populações, com algumas pequenas distorções. Ao distribuir as doses para os estados, o Ministério da Saúde leva em conta a população e a pirâmide etária. As secretarias estaduais de saúde repetem a formula ao repassar para os Núcleos de Saúde.

Vitória da Conquista leva até vantagem nesta questão, pois recebeu doses para vacinar 73% da população acima de 18 anos, enquanto Feira de Santana recebeu 68,5% e Salvador 60%. A diferença pode ocorrer em função da possível defasagem nas estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, os dados de pirâmide etária e população podem estar defasados, já que o último censo populacional foi realizado em 2010.

Dados para primeira dose de 13 de agosto de 2021 – Fonte: Sesab

As estratégias de vacinação nas três cidades também são semelhantes. Feira e Conquista aplicaram 68% das doses definindo o critério por idade e 32% para grupos prioritários. Em Salvador, 72% das vacinas foram para critério de idade e 28% para grupos prioritários.

A única diferença mais significativa na estratégia das três cidades é que as maiores usam parte das vacinas reservadas para a segunda aplicação na vacinação de pessoas com a primeira dose. Salvador aplicou 114,3% do total de doses enviadas para início do esquema vacinal e Feira de Santana usou 103%. A aplicação de doses reservadas acelera o processo, mas pode ocasionar falta de imunizantes no futuro se não houver a gestão adequada dos estoques.

*O município de Vitória da Conquista não atualizou os dados da semana atual junto à Sesab

Entretanto, este não é o motivo do atraso de Vitória da Conquista. Um levantamento da Agência Sertão revela que a diferença está na adesão da população convocada à vacinação. Considerando a população acima de 40 anos e levando em conta a semelhança na proporção dos três municípios na distribuição das doses, 83% dos conquistenses convocados por idade para se vacinar compareceu aos pontos de vacinação.

Em Salvador, o comparecimento foi de apenas 60% e em Feira de Santana de 71%. Por esta razão, os dois municípios conseguiram convocar mais pessoas para a vacinação. Entre os idosos, os municípios têm quase 100% de adesão, no entanto, este percentual cai quando se analisa os números dos mais jovens.

Cerca de 63% da população de Vitória da Conquista de 40 a 59 anos foi vacinada pelo critério de idade. Já em Salvador o percentual é de 51,8% e em Feira de Santana de 50%.

O percentual preciso de pessoas vacinadas neste faixa não pôde ser calculado, pois os dados relativos à vacinação de grupos prioritários não discrimina a faixa etária dos vacinados.

Com base nesta análise, é possível concluir que uma parcela significativa da população não compareceu aos postos de vacinação após a convocação dos municípios, principalmente em Salvador e Feira de Santana.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile