PF e MPF deflagram operação para combater contrabando de cigarros em Guanambi, Palmas de Monte Alto e Luís Eduardo Magalhães

Logo nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (17), a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram a Operação Tabapy, que investiga associação criminosa especializada na importação, transporte e distribuição de cigarros paraguaios. O grupo tem atuação no Sudoeste da Bahia.

Cerca de 80 Policiais Federais cumprem 20 mandados de busca e apreensão e 05 mandados de prisão preventiva em Guanambi, Luís Eduardo Magalhães e Palmas do Monte Alto.

A operação decorre de trabalhos investigativos iniciados em agosto de 2020, identificando-se associação criminosa sediada em Guanambi, atuante no contrabando de cigarros importados ilicitamente do Paraguai e distribuídos em todo o sudoeste da Bahia.

Durante o período investigado, o grupo criminoso movimentou mais de R$ 160.000.000,00 (cento e sessenta milhões de reais) em contas bancárias de pessoas vinculadas à associação criminosa.

Além das medidas de busca e apreensão e prisão, a Justiça Federal determinou o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens móveis e imóveis em até R$ 42.178.114,50 (quarenta e dois milhões, cento e setenta e oito mil, cento e quatorze reais e cinquenta centavos), tornando-os indisponíveis para alienação e transferência.

De acordo com a Polícia Federal, os envolvidos responderão pelos crimes de contrabando de cigarros (art. 334-A do Código Penal), associação criminosa (art. 288 do Código Penal) e sonegação fiscal (Lei 8.137/90).

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile