Terceira dose contra Covid-19 iniciará por profissionais da saúde e idosos, diz ministro

Reprodução

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse nesta quarta-feira (18) que, inicialmente, a terceira dose da vacina será aplicada em profissionais da saúde e idosos. Queiroga não informou quando a dose de reforço começará e disse que mais dados científicos são necessários.

“Estamos planejando para que, no momento que tivermos todos os dados científicos e tivermos o número de doses suficiente disponível, já orientar um reforço da vacina. Isso vale para todos os imunizantes. Para isso, nós precisamos de dados científicos”, disse o ministro.

Ele lembrou que o Ministério da Saúde já encomendou um estudo para verificar a estratégia de terceira dose em pessoas que tomaram a CoronaVac. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também autorizou estudos de terceira dose das vacinas da Pfizer e AstraZeneca no Brasil (veja mais abaixo).

“Sabemos que os idosos têm um sistema imunológico comprometido e por isso eles são mais vulneráveis. Pessoas que tomaram duas doses da vacina podem adoecer com a Covid, inclusive ter formas graves da doença. Mas se compararmos os que vacinaram com duas doses e aqueles que não vacinaram, o benefício da vacina é inconteste”, disse Queiroga.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile