Estudante da Uesb foi premiada em evento literário internacional

A escritora Jéssika de Oliveira Souza, aluna do curso de Letras da Uesb, campus de Jequié, foi premiada pela Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB) de Nova York. A estudante ficou entre as cinco melhores na na Categoria Antologia, com a obra “Elas e as Letras: Insubmissão Ancestral”. A premiação foi divulgada na Live Especial Destaque Literário Focus Brasil NY 2021, realizada no último dia 14 de agosto.

A Antologia reúne 63 escritoras do Brasil e de Portugal e é composta por poemas, poesias, contos e textos de lutas, luto, amor, resistência e vitórias. Jéssika contribuiu com poemas e contos. O projeto é organizado pelas escritoras Aldirene Máximo e Julie Veiga e homenageia Conceição Evaristo, Carolina de Jesus e Geni Guimarães, grandes nomes da Literatura Brasileira.

Para Jéssika, a escrita foi a ferramenta que encontrou para poder descontruir algumas estruturas enraizadas, como por exemplo, o racismo. “É maravilhoso essa desconstrução. Através da minha escrita de mulher, negra, mãe e nordestina, tenho conseguido. É bom saber que estou sendo lida, ocupando espaços que foram negados historicamente a mulheres como eu. Agradeço a oportunidade e o benefício que foi fazer parte deste projeto lindo com mulheres maravilhosas no Elas e as Letras”, ressalta a escritora.

A estudante já foi premiada em outros momentos e tem textos publicados em outras obras, como  “Antologia: Conte-me um conto” e a coletânea “Mães que escrevem”. Atualmente, Jéssika é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e atua, ainda, como voluntária do projeto de extensão “Papo Lírico”. Para o futuro, a escritora aposta, agora, na escrita de um romance.

Sobre a Premiação

A Academia Internacional de Literatura Brasileira e a Focus Brasil são entidades sem fins lucrativos que reúnem, gratuitamente, escritores e acadêmicos com livros publicados. Para o Prêmio, são escolhidos as cinco melhores obras em oito categorias: Ensino & Pesquisa, Antologia, Crônicas & Contos, Auto ajuda, Biografias, Infanto juvenil, Poesia e Romance. O objetivo é reunir, valorizar e incentivar a leitura e escrita de autores da literatura brasileira de vários países.

Via Ascom Uesb

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile