FSVC e Semdes promovem discussão sobre atendimento ao público trans em Vitória da Conquista

Reprodução | PMVC

Até esta sexta (20), é realizada a “Semana da Visibilidade Lésbica”. Promovido pela Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), o evento tem como proposta qualificar, informar, capacitar e humanizar o atendimento oferecido dentro dos órgãos administrados pela FSVC.

Com a temática “Abordagem ao Público Trans: Qualificando o Diálogo para Garantias de Direitos”, a atividade acontece nos turnos matutino e vespertino, no auditório do Hospital Municipal Esaú Matos. E segue, claro, todos os protocolos de segurança contra Covid-19.

Estão sendo discutidos e praticados assuntos relacionados ao acolhimento e abordagem à população LGBTPQIA + no município. Entender as novas identidades sexuais (masculina e feminina) do público transgênero também é uma das propostas do evento. Dessa forma, uma das pautas apresentadas se refere à utilização do Nome Social.

O paciente que possuir nome social tem a opção de utilizá-lo em seu cadastro para atendimento no Hospital Municipal Esaú Matos e demais serviços da FSVC. Basta solicitar ao funcionário nas recepções, ao informar, os dados pessoais para atendimento.

A medida visa atender ao protocolo de identificação do paciente, que preconiza o atendimento humanizado, e segue o Decreto n.º 8.727, da Presidência da República, que define a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida, diferente do nome oficialmente registrado, que não reflete sua identidade de gênero.

Para o diretor-geral da Fundação, Diogo Azevedo, eventos como esses trazem à tona assuntos que precisam sempre estar em discussão, pois são de fundamental importância:

“Nós vivemos numa sociedade onde a diversidade é cada vez maior, e essas diferenças precisam ser debatidas, compreendidas, valorizadas e respeitada em todos os ambientes, principalmente, no setor público, no qual devemos zelar pelo melhor atendimento possível para todos. E é por meio desse tipo de conversa que virá uma qualificação adequada de todos os colaboradores, que estarão cada vez mais capacitados para cuidar de pessoas.”

Informações da Secom PMVC

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile