Secretária de Saúde de Vitória da Conquista explica atraso na vacinação por idade em relação a outras cidades

Reprodução | PMVC

A secretária municipal de Saúde de Vitória da Conquista, Ramona Cerqueira, concedeu uma série de entrevistas à imprensa nesta quinta-feira (19) para esclarecer os questionamentos acerca da vacinação contra a Covid-19 no município. Dentre eles, as razões para que o município esteja vacinando faixas etárias mais altas que outros municípios do estado., como Salvador e Feira de Santana, que estão vacinando pessoas de 18 a 20 anos.

Cerqueira ressaltou que há uma defasagem entre a estimativa populacional utilizada para distribuição das vacinas e a realidade do município. Como exemplo, ela citou que quantidade de trabalhadores da Saúde estimada pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) era de 10.920 pessoas, mas o número real vacinado foi de 15.398.

A secretária ressaltou também que existe um indicativo de que os 341.128 habitantes estimados pelo Instituto Brasileiro de Geografia es Estatística (IBGE), não correspondem à real população do município, que tem um número muito maior de jovens adultos que precisam ser vacinados. Desde 2010, não há realização de Censo populacional no país.

Além disso, a quantidade de pessoas que são de outras cidades mas residem em Vitória da Conquista e procuram pelos pontos de vacinação para serem imunizados e são atendidos, como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS), também pode ter contribuído para o atraso.

Até ontem, foram vacinadas com 1ª dose 180.460 pessoas, o que equivale a 72,37%  da população com 18 ou anos ou mais e a 52,90% da população do município, com base na estimativa do IBGE/2020. Somente dos grupos prioritários, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contabiliza mais de 51 mil vacinados com 1ª dose e 2.600 com dose única. Por faixa etária, são mais 130 mil vacinados, entre idosos e adultos.

Ramona Cerqueira também falou sobre que o avanço nas idades em outras cidades nem sempre se confirma na realidade, havendo lugares que estão “na frente” em vacinação por idade, mas nem sempre contemplam toda a cada faixa etária, enquanto a SMS só muda a idade quando atinge um percentual de 80% de vacinados de cada idade.

Levantamento realizado pela Agência Sertão na semana passada apontou que a procura pela vacina está sendo mais baixa em municípios como Feira de Santana e Salvador. Nas localidades, constatou-se uma menor adesão à campanha de vacinação em relação a Vitória da Conquista.

“Outros municípios querem apenas avançar na idade, mas nós queremos avançar aplicando vacina no braço de todos os moradores do nosso município. Estamos vacinando da forma correta, alcançando um maior percentual por faixa etária e quanto mais vacina chegar, mais vamos vacinar. A vacina chega, colocamos na rua e vacinamos a nossa população”, ressaltou a secretária.

Vitória da Conquista atingiu, nas últimas semanas, uma média de vacinação com a 1ª dose de 4 mil pessoas nos dias de vacinação. De acordo com Ramona Cerqueira, a SMS tem tido a precaução de só descer a idade quando pelo menos 80% das pessoas daquela faixa etária já estejam vacinadas, sem deixar que ninguém fique para trás.

Com a 2ª dose, já foram vacinados 76.346 moradores e com dose única (Janssen), 3.865 pessoas, somando 80.211 pessoas com imunização completa, representando um percentual de 32,17% de pessoas com 18 anos ou mais e 23,51% da população de Vitória da Conquista.

Com a chegada de novas doses neste sábado, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou cronograma de vacinação de pessoas de 26 a 29 anos na próxima segunda (23) e terça-feira (24).

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile