29.2 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

PRF resgatou 800 pássaros transportados dentro de porta-malas de veículo na Chapada Diamantina

Mais Lidas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) segue combatendo o crime ambiental e na tarde deste domingo (22) resgatou 800 aves silvestres na BR-242, em Seabra, município da Bahia. Os pássaros estavam aprisionados no porta-malas de um Ford/KA.

Durante a abordagem foram solicitados os documentos de porte obrigatório do condutor para uma consulta detalhada nos sistemas. Ele estava acompanhado de um passageiro de 49 anos.

Após uma revista minuciosa no porta-malas do carro, foram encontrados 800 pássaros (798 canários da terra e 02 cardeais), todos aprisionados em gaiolas pequenas e em condições precárias de falta de higiene, sem água e ventilação.

O condutor, de 39 anos que trabalha como motorista por aplicativo não tinha autorização do órgão ambiental para criação e nem a guia de transporte. Aos policiais, ele disse que foi contratado para transportar os pássaros de Brasília (DF) para Campina Grande (PB).

De acordo com a PRF, ele também informou que ganharia R$ 1.500 pelo serviço.

Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e tanto o motorista como o carona irão responder na Justiça por crime contra o meio ambiente da Lei 9.605/98.

Os pássaros serão encaminhados aos cuidados do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) de Seabra, onde serão triados, alimentados e tratados por profissionais. Passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.

A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar. Vale ressaltar que é crime a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas