Vitória da Conquista registrou dois casos de chikungunya e nenhum de dengue e zika em julho e agosto

Dengue Aedes aegypti
Imagem Ilustrativa | Reprodução

Desde o dia 1º julho, quando o Centro de Controle de Endemias divulgou último boletim informativo das arboviroses, até esta segunda-feira (23), foram registrados apenas dois novos casos confirmados de chikungunya no município. Dengue e zika não apresentaram registros de novas confirmações.

Com a atualização do boletim, o número de casos confirmados de dengue apresentou uma redução de 70 para 68, após uma retificação no Sistema Federal de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) de dois casos que haviam sido lançados incorretamente.

De 1º de janeiro até esta segunda-feira (23), foi registrado apenas um caso confirmado de zika e, para chikungunya, 20 casos foram confirmados laboratorialmente. Neste período, foram confirmados o total de 89 ocorrências dessas três doenças.

Das 729 notificações suspeitas de arboviroses registradas em Vitória da Conquista, 560 foram descartados e 61 casos ainda aguardam por resultados laboratoriais – 35 com suspeita de chikungunya, 22 de dengue e quatro de zika.

“Em 2020, nessa mesma semana epidemiológica, nós tínhamos o registro de 3.203 casos confirmados de dengue, 32 de zika e 47 de chikungunya, números todos os elevados. Dengue com mais de três mil casos a mais, chikungunya mais que o dobro e zika 31 vezes mais das ocorrências que temos hoje. Esse tem sido um ano mais tranquilo em relação às notificações, mas a população não deve se descuidar em momento nenhum”, destacou Eliezer Almeida, coordenador de Endemias.

Evite qualquer foco de água parada para que o mosquito não encontre condições para se reproduzir e, em caso de sintomas, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de casa para receber atendimento médico. Para fazer uma denúncia ou solicitar a visita dos agentes de endemias, entre em contato com o Centro de Controle de Endemias por meio do número: (77) 3429-7421.

Informações da Secom PMVC

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile