“Mel Fake” fabricado de forma precária em Guanambi era vendido em toda a Bahia

Reprodução | Redes Sociais

A Vigilância Sanitária e o Departamento de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente realizaram uma ação e descobriram a produção de um produto vendido em várias cidades da Bahia como se fosse mel. Além da falsificação, a precariedade da fabricação chamou a atenção dos fiscais que fizeram a apreensão de centenas de litros do “Mel Fake”.

Os ingredientes da mistura, um tipo de melado com açúcar e aroma industrial de mel, eram preparados em tachos de zinco sem o mínimo de condições de higiene. O produto pronto estava armazenado em baldes de tinta, aguardando o envase em garrafas de refrigerante.

Sacos de Açúcar apreendidos no local – Reprodução | Redes Sociais

Um idoso foi encontrado na casa onde era feita a produção, na região do Lajedo. Ele assumiu a responsabilidade pela falsificação. O produto era vendido na feira de Guanambi e de várias cidades, como Feira de Santana.

Produto já envazado em garrafas PET – Reprodução | Redes Sociais

Todo o material foi apreendido e descartado pelos fiscais em local adequado. Também foi registrada a ocorrência para embasar futuras sanções pela venda do produto falsificado e com alto risco de contaminação para os consumidores pela falta de higiene no preparo.

Os fiscais chegaram até a fabrica clandestina por meio de uma denúncia anônima direcionada à Vigilância Sanitária Municipal.

Para evitar comprar mel falsificado, recomenda-se que o consumidor olhe, por exemplo, se no rótulo do produto consta o símbolo do S.I.F (Serviço de Inspeção Federal) e do (Dipoa) Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, ou de órgãos de inspeção do estado ou dos municípios.

Na região, há vários produtores individuais e cooperativas de pequenos proprietários que comercializam mel inspecionado e de qualidade, cujos produtos são rotulados com informações sobre a procedência e a validade.

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile