Uesb abre seleção para Mestrado e Doutorado em Educação Científica e Formação de Professores

Uesb abre inscrições para professores e tutores em Matemática
Reprodução

O Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, por meio do Edital 118/2021, abre nova seleção de candidatos a alunos regulares para os cursos de Mestrado e Doutorado, campus de Jequié. As inscrições estarão abertas entre os dias 1º de setembro e 1º de outubro.

Os interessados em participar da seleção deverão fazer as inscrições, exclusivamente, por meio do formulário on-line disponível aqui, de acordo com as orientações do Edital. Ao todo, serão ofertadas 40 vagas, sendo 20 para o curso de Mestrado e 20 para o curso de Doutorado.

Poderão se inscrever no processo seletivo do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Científica e Formação de Professores somente os(as) portadores(as) de diploma ou de certidão de conclusão de cursos de graduação em Ciências da Natureza, Ciências Biológicas, Geociências, Física, Química, Matemática, Pedagogia e Filosofia reconhecidos pelo MEC e emitidos pelos órgãos competentes das instituições de ensino.

A lista de inscrições homologadas será divulgada no dia 18 de outubro na página do programa. O início dos cursos está previsto para março de 2022. Informações sobre inscrições, etapas do processo seletivo e outros detalhes podem ser obtidos no próprio Edital, pelo e-mail ecfp@uesb.edu.br ou pelo site do Programa.

O Programa

Programa de Pós-Graduação stricto sensu Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) – nível de Mestrado e Doutorado Acadêmico –  integra o Sistema Nacional de Pós-Graduação.

O PPG ECFP foi aprovado pela CAPES (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) ,em Novembro/2010, iniciando efetivamente suas atividades no primeiro semestre de 2011. No  quadriênio 2013-2016  obteve nota 4, outorgada pelo Comitê-Técnico Científico (CTC) da Capes.

O Programa está vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas (UESB/Jequié-BA), e foi criado com a finalidade de desenvolver pesquisas no campo do Ensino de Ciências e Matemática, promovendo a qualificação do educador/pesquisador nas áreas de ensino de Biologia, Física, Química e Matemática e,  concomitantemente, gerando conhecimentos que contribuam para o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem na referida área, considerando todos os níveis de escolaridade no plano da educação formal e, também, em outras instâncias no plano da educação não-formal.

O PPG-ECFP está estruturado de maneira a contemplar um perfil de formação para o educador/pesquisador caracterizado pela observância de três compromissos essenciais: i) a excelência e o rigor acadêmico e científico; ii) o desenvolvimento de um pensamento crítico direcionado para os desafios existentes na área educacional; iii) uma compreensão ampliada da problemática educacional brasileira, e em específico, da Educação Científica, que contemple tanto o sistema formal de ensino, e especialmente, a escola pública, quanto os processos formativos desenvolvidos em ambientes educacionais não escolarizados (museus, parques, zoológicos, mídia etc.).

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile