Iuiu ganha novo sistema de abastecimento de água

Reprodução

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), concluiu as obras do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da localidade de Pindorama, no município de Iuiu. A operação do SAA será feita pela Central de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Saneamento do município de Caetité.

As Centrais compõem um modelo de associações civis de direito privado, sem fins lucrativos, que atuam na área do saneamento rural, com o objetivo de garantir a operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água.

O titular da SIHS, Leonardo Góes, informou que esse é o primeiro sistema que será transferido oficialmente para a nova Central de Caetité, caracterizando um marco importante para o Projeto de Centrais na Bahia. “Um dos principais benefícios deste modelo é a garantia de gestão profissionalizada da operação dos sistemas na zona rural, tendo como consequência, o bom uso dos sistemas de abastecimento, distribuição de água tratada, o que reduz as doenças de veiculação hídrica, a preservação dos mananciais, o fortalecimento das associações, melhorando a qualidade de vida da população atendida”, destacou Góes.

Atualmente existem na Bahia três Centrais de Associações Comunitárias para Manutenção de Sistemas de Abastecimento de Água: as Centrais de Seabra e a de Jacobina, implantadas há mais de 25 anos, e a de Caetité, fundada em fevereiro de 2020.

Com execução da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (Cerb), vinculada à SIHS, o SAA foi construído a partir de um investimento total de R$ 2.782.096,04 em recursos do Banco Mundial/Programa Bahia Produtiva, com captação de água por meio de poço perfurado pela Cerb, sistema de bombeio/energização, tratamento de água através de casa de química e desinfecção, mais de 2 mil metros de adutora, 16.518,65 metros de rede de distribuição e 958 ligações domiciliares com mureta e hidrômetro, beneficiando 3.267 habitantes.

Fonte: Ascom/SIHS

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile