Rural

IF Baiano recebe patente em processo inovador de limpeza de equipamento para irrigação

Publicado por
Compartilhado

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) recebeu a aprovação de mais uma patente, expedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) nesta quarta-feira (8). Esta é a quarta carta patente da instituição e trata-se de um processo de lavagem ultrassônica de emissores de irrigação por gotejamento. A invenção representa uma alternativa mais sustentável e acessível para grandes, médios e até pequenos produtores realizarem a limpeza dos seus equipamentos de irrigação.

A irrigação por gotejamento é uma das formas mais eficientes de fornecer água e nutrientes às plantas, pois possibilita a economia de recursos e um máximo rendimento. O processo de limpeza do equipamento de irrigação, porém, ainda não possuía um método eficiente e sustentável até a invenção da lavagem ultrassônica.

A invenção é fruto de um projeto de pesquisa, iniciado em 2013, fomentado pelo CNPq e executado por uma equipe de pesquisadores de diferentes instituições de ensino, sob a coordenação do professor do IF Baiano, Delfran Batista dos Santos. A equipe, formada pelos pesquisadores Maycon Diego Ribeiro, Ignacio Hernan Salcedo, Carlos Alberto Vieira de Azevedo, Marcio Roberto Klein e Flavio Daniel Szekut, trabalhava com técnicas de desobstrução de emissores de irrigação já consagradas e conhecidas no meio acadêmico e científico, até que, em uma conversa informal com o professor Delfran, o pesquisador do Instituto Nacional do Semiárido, Ignacio Hernan Salcedo (in memoriam), sugeriu acrescentar o tratamento ultrassônico ao projeto de pesquisa.

Processo inovador

Salcedo conhecia a técnica de lavagem ultrassônica em outras áreas, como medicina (limpeza de materiais e ferramentas cirúrgicas) e mecânica (limpeza de bicos injetores de veículos), e achou que poderia funcionar para limpeza e desobstrução de gotejadores também. Os pesquisadores testaram a ideia e os resultados foram surpreendentes.

Segundo Delfran, trata-se de um processo inovador que proporciona recuperação, limpeza e desobstrução dos emissores com eficiência de até 100%, a partir do princípio da cavitação gerada pela indução de ondas sonoras em meio líquido. “Nessas condições o processo não deteriora o sistema e nem contamina o solo e as plantas com produtos químicos, caracterizando-se como um processo ambientalmente seguro e sustentável”, explica o coordenador da pesquisa.

Os processos utilizados até então para desobstrução de emissores de irrigação por gotejamento eram a aplicação de produtos como ácido fosfórico, ácido clorídrico, ácido nítrico, ácido sulfúrico, cloro e coquetéis biológicos ou de métodos físicos como, por exemplo, golpear os emissores com uma vareta. O pesquisador explica, no entanto, que os produtos químicos aplicados para a desobstrução dos emissores podem desgastar os componentes do sistema, como também contaminar a região do bulbo molhado, modificando as características químicas e biológicas do solo e consequentemente afetar o desenvolvimento das plantas. A desobstrução física, por sua vez, é ineficiente e demanda muito tempo e mão de obra, o que, para Delfran, torna o método inviável.

Já a limpeza ultrassônica se mostrou uma opção eficaz e sustentável para grandes, médios e até pequenos produtores. “[O processo é acessível ao] grande e médio produtor, que podem adquirir o equipamento para realizar a própria limpeza do seu sistema de irrigação, já para os pequenos produtores pode surgir uma empresa prestadora de serviço para realizar a limpeza [de forma terceirizada], porque o custo inicial do equipamento é elevado para eles”, explica Delfran.

Importância da patente

O coordenador acredita que para o IF Baiano essa patente, assim como outras que já foram aprovadas e que estão em tramitação, serve de estímulo e orgulho, demonstrando o seu papel perante o investimento que a sociedade faz na instituição. “Uma das finalidades do IF Baiano é desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais”.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes), através do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), auxilia os pesquisadores no processo de conquista de patentes. A responsável pelo NIT, Jaqueline Vieira, explica que, muitas vezes, antes de fazer o depósito, os pesquisadores submetem ao NIT as informações de características do produto, serviço ou processo e o NIT faz a análise de prospeccção tecnológica, buscando nas bases de patentes e nas bases científicas se já existe produto, processo ou serviço relacionado ao estado da técnica que aquele pesquisador passou para o NIT. “Então, a partir disso nós podemos concluir se o produto é inovador e analisar se houve uma atividade inventiva de fato em torno daquele novo produto”.

Depois de concluir que o produto é novo e se pode ser industriável, o NIT orienta os pesquisadores na elaboração da redação da patente, identificando os pontos de fragilidade ou mesmo respondendo às fragilidades apontadas pelo próprio INPI. É um processo longo, no qual o NIT atua em conjunto com os pesquisadores de forma estratégica.

Esta postagem foi publicada em 10 de setembro de 2021 07:15

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

PRF apreendeu mais de 50 quilos de entorpecentes em Barreiras

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada desta terça-feira (30), cerca de 50kg de…

30 de abril de 2024

Brasil registrou mais de 244 mil empregos formais em março

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgou nesta terça-feira (30), pelo…

30 de abril de 2024

Estudantes da rede estadual com deficiência visual receberam óculos inteligentes

A Secretaria da Educação do Estado da Baia (SEC) divulgou nesta segunda-feira (29) que realizou…

30 de abril de 2024

Mega-Sena sorteia nesta terça prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.719 da Mega-Sena serão sorteadas nesta terça, 30 de abril,…

30 de abril de 2024

Governo da Bahia lançou 13 chamadas públicas para aquisição de alimentação escolar da agricultura familiar

Por meio de ações que envolvem encontros territoriais e lançamentos de chamadas públicas para aquisição…

30 de abril de 2024

Prefeitura no Oeste da Bahia abre processo seletivo com salários de até R$ 5 mil

Estão abertas as inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na…

30 de abril de 2024