Inmet emite alerta de perigo por baixa umidade em áreas da Bahia, Goiás, Minas Gerais e Tocantins

Foto: Agência Sertão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo por conta das baixas humidades previstas para este sábado (11) em 696 municípios da Bahia, Goiás, Minas Gerais e Tocantins, além de municípios de algumas áreas do Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

De acordo com o alerta do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), a umidade relativa pode variar entre 12% e 20% nos momentos mais secos do dia, geralmente registrados no meio da tarde.

Fonte: Alert-RS

Tais condições traz risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Para mitigar os efeitos do fenômeno de ar seco, as recomendações das autoridades de saúde indicam a necessidade de beber bastante líquido, evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para pele e umidificar o ambiente quando possível. Atividades físicas não são recomendadas nestas condições.

Também é recomendado evitar a realização de queimadas que podem sair de controle nas condições de tempo seco e quente. Em caso de incidentes ou na necessidade de informações, a população deve procurar a Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193) onde haver disponibilidade dos serviços.

Áreas afetadas incluídas no aviso: Leste Goiano, Sul Cearense, Centro Sul Baiano, Vale São-Franciscano da Bahia, Sudeste Piauiense, Sertões Cearenses, São Francisco Pernambucano, Oeste Potiguar, Sertão Paraibano, Ocidental do Tocantins, Oriental do Tocantins, Norte Goiano, Sul Maranhense, Sudoeste Piauiense, Centro Norte Baiano, Centro Goiano, Extremo Oeste Baiano, Centro-Sul Cearense, Noroeste Goiano, Sertão Pernambucano, Noroeste de Minas, Norte de Minas, Distrito Federal, Sul Goiano, Jaguaribe.

Nos próximos dias, as previsões apontam que o tempo continuará seco em boa parte destas regiões e ainda deve haver intensificação ainda maior do calor.

Cidades incluídas no alerta

Outros alertas

Outros dois alertas de perigo estão em vigor neste sábado. Em todo o estado do Acre e em parte do Amazonas, o alerta de perigo é para acumulado de chuva de até 100 mm por dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. Ao todo, 30 municípios do Vale do Acre, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Vale do Juruá, Madeira-Guaporé podem sofrer com estas condições.

Na região Sudeste há um alerta de perigo de tempestades, com previsão de chuvas de 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

As condições meteorológicas para tempestades estão previstas em 510 municípios das regiões de Campinas, Oeste de Minas, Sul/Sudoeste de Minas, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Ribeirão Preto, Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Noroeste Fluminense, Baixadas, Centro Fluminense, Metropolitana do Rio de Janeiro, Metropolitana de Belo Horizonte, Macro Metropolitana Paulista, Norte Fluminense, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira.

Minas Gerais têm 334 municípios na lista do alerta, enquanto o Rio de Janeiro tem 92 e São Paulo tem 86.

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile