Mais de seis toneladas de lixo foram retiradas do Rio Grande, principal afluente do rio São Francisco, na cidade de Barreiras. A ação aconteceu por meio de um mutirão de limpeza, que reuniu cerca de 50 pessoas, neste sábado (11), data em que é celebrado o Dia Nacional do Cerrado.
Entre os materiais recolhidos estão cadeiras, plásticos e pneus. Após a limpeza, ele foram colocados no centro da cidade, como uma forma de exposição pública, para conscientizar os moradores do local.
“É importante para conscientizar a população dos resíduos que são jogados [no rio]. A gente está até surpreso, porque neste ano recolhemos uma quantidade menor de resíduos”, disse a subsecretária de Meio Ambiente de Barreiras, Marisa Costa ao G1.
Ela não detalhou a quantidade de lixo recolhida nos últimos anos. Apesar do mutirão ter acontecido neste sábado, os trabalhos começaram na última quarta-feira (8), com a retirada de areia e sedimentos de dentro do rio.
Desmatamento e incêndio na região
O bioma representa 20% do território brasileiro e 16% dele está na Bahia, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Nele, é onde se concentram grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem oito bacias hidrográficas. No entanto, os casos de incêndio e desmatamento têm causado preocupação.
De 1º de janeiro até 31 de agosto deste ano, foram registrados 31.566 pontos de fogo no cerrado, maior quantidade desde de 2012, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Na quarta-feira (8), um incêndio atingiu a Serra da Bandeira, em Barreiras. No mesmo dia, as chamas chegaram perto do aeroporto da cidade, mas o Corpo de Bombeiros conseguiu controlá-lo.
Na sexta-feira (10), moradores da região relataram enfrentar dificuldade para respirar após Serra da Bandeira ser atingida por um incêndio. De acordo com a médica Milena Marques, há um aumento no pronto atendimento da cidade nessa época do ano por causa das queimadas.
Os principais afluentes do Velho Chico
O rio São Francisco é um rio “principal”. Em toda a sua extensão, ele recebe água de 168 afluentes divididos entre as suas margens esquerda e direita.
De acordo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), o Velho Chico possui 36 afluentes de portes significativos e os principais deles são os rios Paraopeba, das Velhas, Abaeté, Jequitaí, Paracatu, Urucuia, Verde Grande, Carinhanha, Corrente e Grande. Exceto os dois primeiros rios, todos os outros são da margem esquerda do Velho Chico e a maioria é de Minas Gerais, estado que fornece cerca de 70% da água do rio.
Os afluentes são as veias capilares de uma bacia hidrográfica. Eles tem o poder de influenciar na quantidade e na qualidade das águas. Mas, quando um rio afluente é poluído, provavelmente levará parte dessa poluição para o rio principal. Confira as afluentes: