Governo reconhece situação de emergência em Brumado e mais nove cidades

Foto: Tiago Marques / Agência Sertão

Por causa da estiagem, a Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência nos municípios baianos de Brumado, Piripá  e Valente. O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira (13).

Além de Brumado e Piripá, Valente, outras sete cidades do Nordeste poderão receber apoio do Governo Federal para ajudar a amenizar à falta de chuvas – No Ceará, as cidades beneficiadas são: Cascavel, Independência e Santa Quitéria e no Rio Grande do Norte, as cidades de Jardim de Angicos e de Serrinha. A cidade Patos, no Piauí, também obteve o reconhecimento federal.

Diante do reconhecimento, os municípios podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para ações voltadas a socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, além de reconstrução de infraestrutura danificada.

A solicitação é avaliada pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional, com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Caso o pedido seja aprovado, é publicada portaria no Diário Oficial da União com o valor a ser liberado.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile