Menos de 4% dos maiores de 18 anos não se vacinaram contra a Covid-19 em Guanambi

vacina-1-
Reprodução

Cerca de 96,4% dos guanambienses com 18 anos ou mais comparecem a um dos postos de vacinação contra a Covid-19 desde o final de janeiro, quando chegaram as primeiras doses dos imunizantes.

Nesta quarta-feira (15), pela primeira vez, toda a população de 18 anos ou mais, que ainda não havia se vacinado, foi convocada para receber a primeira dose. Foram aplicadas 1.350 doses de início do esquema vacinal.

Já nesta quinta-feira (16) será a vez dos adolescentes de 17 anos e também do início da aplicação da terceira dose em idosos com 80 anos ou mais.

De acordo com a estimativa do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE), a população maior de idade de Guanambi é de 64.624 habitantes. Até o momento, segundo a Secretaria Municipal de saúde, 62.325 pessoas foram vacinadas com pelo menos uma dose das vacinas.

Embora os números possam estar defasados devido ao longo tempo desde a realização do último Censo, em 2010, é baseado nestas estatísticas que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) faz a divisão das vacinas para os municípios. No entanto, o percentual de 3,6% de não vacinados também pode ser um pouco diferente devido a outros fatores.

Considerando toda a população de Guanambi, já na estimativa de 2021 do IBGE de 85.353 habitantes, a taxa de vacinados com a primeira dose é de 73%. Já os vacinados com a segunda dose e com a vacina de dose única somam 32.512 pessoas, o que equivale a 50,3% da população adulta ou 38,1% da população total.

A adesão alta da população à vacina justifica a aparente demora no avanço da população por idade em relação a outras cidades, que convocaram os jovens de 18 anos há algumas semanas mas possuem percentual de adultos vacinados um pouco menor

Em toda a Bahia, considerando a estimativa de pouco mais de 11 milhões de adultos, a taxa de vacinação é de 83%. No entanto, já foram distribuídas doses para vacinar 93% deste grupo etário, percentual que deve ser atingido nos próximos dias com o avanço da aplicação e atualização dos sistema por parte dos município.

Casos

Não foram registrados casos da doença na cidade nesta quarta-feira. O município acumula 10.850 casos desde o início da pandemia, sendo que 10.712 pacientes sobreviveram à infecção. No momento ainda restam 11 pacientes em recuperação, dos quais quatro estão hospitalizados.

Também restam 38 pacientes com suspeita da doença aguardando resultado dos exames laboratoriais. A média móvel diária de casos da doença dos últimos sete dias está em 1,6.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile