Região de Guanambi

Menos de 4% dos maiores de 18 anos não se vacinaram contra a Covid-19 em Guanambi

Publicado por
Compartilhado

Cerca de 96,4% dos guanambienses com 18 anos ou mais comparecem a um dos postos de vacinação contra a Covid-19 desde o final de janeiro, quando chegaram as primeiras doses dos imunizantes.

Nesta quarta-feira (15), pela primeira vez, toda a população de 18 anos ou mais, que ainda não havia se vacinado, foi convocada para receber a primeira dose. Foram aplicadas 1.350 doses de início do esquema vacinal.

Já nesta quinta-feira (16) será a vez dos adolescentes de 17 anos e também do início da aplicação da terceira dose em idosos com 80 anos ou mais.

De acordo com a estimativa do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE), a população maior de idade de Guanambi é de 64.624 habitantes. Até o momento, segundo a Secretaria Municipal de saúde, 62.325 pessoas foram vacinadas com pelo menos uma dose das vacinas.

Embora os números possam estar defasados devido ao longo tempo desde a realização do último Censo, em 2010, é baseado nestas estatísticas que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) faz a divisão das vacinas para os municípios. No entanto, o percentual de 3,6% de não vacinados também pode ser um pouco diferente devido a outros fatores.

Considerando toda a população de Guanambi, já na estimativa de 2021 do IBGE de 85.353 habitantes, a taxa de vacinados com a primeira dose é de 73%. Já os vacinados com a segunda dose e com a vacina de dose única somam 32.512 pessoas, o que equivale a 50,3% da população adulta ou 38,1% da população total.

A adesão alta da população à vacina justifica a aparente demora no avanço da população por idade em relação a outras cidades, que convocaram os jovens de 18 anos há algumas semanas mas possuem percentual de adultos vacinados um pouco menor

Em toda a Bahia, considerando a estimativa de pouco mais de 11 milhões de adultos, a taxa de vacinação é de 83%. No entanto, já foram distribuídas doses para vacinar 93% deste grupo etário, percentual que deve ser atingido nos próximos dias com o avanço da aplicação e atualização dos sistema por parte dos município.

Casos

Não foram registrados casos da doença na cidade nesta quarta-feira. O município acumula 10.850 casos desde o início da pandemia, sendo que 10.712 pacientes sobreviveram à infecção. No momento ainda restam 11 pacientes em recuperação, dos quais quatro estão hospitalizados.

Também restam 38 pacientes com suspeita da doença aguardando resultado dos exames laboratoriais. A média móvel diária de casos da doença dos últimos sete dias está em 1,6.

Esta postagem foi publicada em 16 de setembro de 2021 00:20

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024