Região de Guanambi

Meteorologia prevê calor ainda mais intenso na próxima semana em Guanambi

Publicado por
Compartilhado

Os últimos dias de inverno e os primeiros da primavera prometem ser de calor intenso em Guanambi. As previsões apontam ainda para tempo bastante seco, com umidade relativa do ar abaixo de 15% durante as próximas tardes.

A mudança de estação acontecerá às 16h21 da próxima quarta-feira (22). Neste dia, os termômetros podem marcar até 38ºC na cidade e em outras cidades da região. No entanto, antes das temperaturas subirem a estes níveis, devem cair um pouco no fim de semana por conta da maior incidência dos ventos alísios, proporcionando madrugadas mais frescas até segunda-feira (20).

As condições de tempo seco e quente são provocados pela atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície. Dessa forma, o VCAN funciona como uma massa de ar seco para as áreas que estão mais próximas ao seu centro.

Os índices de umidade, as vezes abaixo de 10%, são comuns em Guanambi e em boa parte do semiárido brasileiro antes do início do período chuvoso. Estas condições são similares aos registrados em vários desertos pelo mundo. Há quase um ano, no dia 28 de setembro de 2020, a umidade relativa do ar na cidade chegou a 9%.

Órgãos de saúde não recomendam a realização de atividades físicas com o tempo extremo. Também é necessário redobrar os cuidados com a alimentação e principalmente com a hidratação. Além disso, é preciso ficar atendo aos riscos de incêndios florestais, como o ocorrido na zona rural de Guanambi nesta quarta-feira (15).

As previsões apontam que o início das chuvas mais expressivas deve ocorrer em daqui a 25 ou 40 dias, em meados de outubro. Até que as condições fiquem favoráveis ao início do período chuvoso, o calor ficará bastante intenso em boa parte do Brasil Central, podendo ser registrados novos recordes de calor.

Entretanto, os registros meteorológicos oficiais na cidade estão prejudicados desde abril, devido a uma pane na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Aeroporto Municipal Isac Moura Rocha. O órgão informou que faria a manutenção do equipamento este mês, no entanto, ainda não há uma previsão para que isso ocorra.

O mesmo problema ocorre em Vitória da Conquista e em outras cidades da região Nordeste, que passam por um apagão de dados meteorológicos por conta dos problemas.

 

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 16 de setembro de 2021 10:57

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio