Região de Guanambi

Prefeitura de Guanambi estabeleceu horário de trabalho especial a servidores que tenham filho(a) com deficiência

Publicado por
Compartilhado

Uma portaria publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (16) estabeleceu horário especial de trabalho para os servidores públicos municipais do Poder Executivo que tenham filho(a) com deficiência, que dependa exclusivamente dos seus cuidados.

Este servidores poderão trabalhar em turno contínuo, das 7h às 13h ou das 12h às 18h. Este tipo de regime de horários de trabalho foi abolido na administração pública municipal no início do ano, como uma das primeiras ações da atual gestão. No entanto, passados quase nove meses, foi aberta a exceção para estes casos especiais.

Segundo a portaria, para fazer jus ao horário especial, o servidor deverá comprovar a situação de deficiência de seu filho, por meio de documento hábil expedido pelo Instituto Nacional do Serviço Social (INSS), ou por meio de atestados médicos particulares, apresentados diretamente ao Departamento de Pessoal da Secretaria Municipal de Administração.

Ainda de acordo com a portaria, a critério da administração, os atestados médicos particulares poderão ser previamente submetidos à avaliação, por um profissional da área de saúde, para a confirmação da autenticidade e das informações contidas nesses documentos.

Em caso de servidores casados ou conviventes sob união estável que possuam filho em situação de deficiência, a jornada de trabalho dos servidores deverá ser cumprida em horários e turnos diferentes para que o filho receba sempre os cuidados de um ou do outro, ou, ainda, conforme decisão familiar, devendo informá-la previamente à Secretaria Municipal de Administração.

Ao assinar a portaria, o prefeito em exercício Nal Azevedo (DEM), considerou que a Lei Federal nº 13.146/2015, que dispõe sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, tem como primado assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania.

Também foi justificada a necessidade da pessoal com deficiência de receber atenção e cuidados diferenciados por parte do Estado (União, Estado Membro, Distrito Federal e Município), bem como da família para melhor viabilizar a sua convivência e a plena participação social.

Por fim, o Poder Público Municipal entendeu a necessidade de regulamentar a concessão de horário especial para os servidores públicos que tenham filho com deficiência, face a situação peculiar no bojo da família que necessita de uma atenção direta e constante, para melhor atender seu dependente, e que a que a Constituição da República tem como fundamento a dignidade da pessoa humana

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 17 de setembro de 2021 04:44

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio