Bahia

Programa Farmácia da Bahia abre prazo para inscrições de adesão

Publicado por
Compartilhado

Estão abertas até o próximo dia 7 de outubro as inscrições para que municípios de até 17.250 habitantes possam aderir ao programa Farmácia da Bahia. A meta é a implantação de 30 unidades do tipo, em municípios baianos de pequeno porte. A Farmácia da Bahia tem o objetivo de fortalecer e reestruturar os serviços farmacêuticos de dispensação e armazenamento de medicamentos, através da construção e estruturação física de unidades adequadas, acompanhada de apoio técnico para o desenvolvimento das ações.

Durante o período de inscrição, o município interessado deverá se inscrever através do Sistema de Formulários de Pesquisa/SESAB (http://sis.saude.ba.gov.br/sfs/), mediante anexação dos documentos listados, que serão analisados pela Comissão de Avaliação, seguindo os critérios estabelecidos. No início de setembro foi enviado ao e-mail institucional da Assistência Farmacêutica dos 149 municípios elegíveis, o convite ao Formulário de Inscrição do Programa Farmácia da Bahia, no qual foram disponibilizados os dados de acesso ao Sistema de Formulários.

As unidades a serem construídas nos municípios selecionados seguirão o Projeto Básico e diretrizes técnicas definidas pela Coordenação de Infraestrutura da Rede Física (CEIRF) da Sesab. Além disso, as instalações deverão ser utilizadas exclusivamente para ações e serviços de Assistência Farmacêutica. A seleção dos municípios a serem contemplados será realizada por meio de avaliação de natureza técnica e formalizada mediante a celebração de Termo de Compromisso e Cooperação.

Mais informações podem ser obtidas no link: www.saude.ba.gov.br/farmaciadabahia

Sobre o programa

A Farmácia da Bahia é um programa estadual, criado em 2009 com a finalidade de qualificar a assistência farmacêutica nos municípios, através da estruturação de um serviço de farmácia adequado, que atenda às Boas Práticas de Dispensação e Armazenamento de Medicamentos. Ajuda ainda a promover melhor acesso e uso racional de medicamentos, permitindo assim o desenvolvimento de ações que coadunam com a política de Assistência Farmacêutica no SUS.

A unidade de Farmácia da Bahia destina-se ao atendimento de usuários, sejam da rede SUS ou de unidades privadas, que demandem medicamentos disponíveis no SUS, conforme pactuações vigentes. A dispensação não pode ser realizada para menores de 12 anos de idade, assim as prescrições pediátricas devem ser fornecidas para um responsável maior de 12 anos. A dispensação de medicamentos controlados, conforme Portaria SVS/MS nº 344/98 e RDC Anvisa nº 20/2011, bem como suas atualizações, só pode ser realizada a maiores de 18 anos, mediante apresentação de receita adequada e em duas vias.

O referido Programa, desde 2012, contemplou 46 municípios baianos com até 15.000 habitantes, conforme IBGE 2010. Na etapa atual, período 2021-2022, serão beneficiados 30 municípios, com população até 17.250 habitantes, que não foram contemplados em etapas anteriores do Programa, considerando a referência populacional do Componente Básico da Assistência Farmacêutica em 2019 – Portaria MS/GM nº 3.193/2019, conforme cadastro do Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica – SIGAF.

Informações da Sesab

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 18 de setembro de 2021 07:48

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por
Tag Sesab

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio