Todos os atendimentos odontológicos já foram retomados nas unidades de saúde do município, depois de terem sido suspensos os atendimentos eletivos – aqueles que não são considerados de emergência – por mais de um ano. A suspensão havia sido determinada pelo Ministério da Saúde, devido à pandemia e o risco maior de contaminação por aerossóis.
Muitos consultórios odontológicos foram adaptados e passaram por manutenção para a retomada das atividades, e as 40 equipes de saúde bucal receberam equipamentos específicos de proteção, garantindo que o atendimento seja seguro para os pacientes e profissionais.
Com o retorno dos atendimentos nas unidades, também foi iniciada uma parceria com o curso de Odontologia da Faculdade Maurício de Nassau e os alunos também estão fazendo o estágio supervisionado nas unidades de Saúde da Família do Miro Cairo, Urbis V, Hugo de Castro, Bruno Barcelar e Jardim Valéria, ampliando a oferta de atendimentos à comunidade dessas áreas.
“Nós estávamos nos preparamos com muito cuidado para garantir esse retorno seguro dos atendimentos odontológicos. Essa parceria para os estágios supervisionados é uma iniciativa pioneira no nosso município, que é uma via de mão dupla, porque os alunos podem ter a experiência única de prestar serviço no SUS e nós também ganhamos proporcionando mais assistência em saúde bucal para a nossa população”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal do município, Luiza Lorraine Castro.
*Ascom da PMVC