Paramirim e outras setes municípios baianos notificaram a perda de 1.369 doses de imunizantes contra Covid-19, segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).
De acordo com a pasta, os casos ocorreram nas cidades de Paramirim, Feira de Santana, Ibicuí, Lauro de Freitas, Glória, Itiuba, Senhor do Bonfim e Aratuípe. Os imunizantes perdidos sofreram desvio de qualidade por exposição a temperaturas inadequadas e tiveram a recomendação de descarte pelo Ministério da Saúde.
Apesar das mais de 1,3 mil doses perdidas, a Sesab ressaltou que elas foram substituídas, e não houve prejuízo no andamento da vacinação.
A secretaria não informou as fabricantes das vacinas perdidas, nem citou datas dos casos, mas disse que as notificações foram feitas ao longo do período de vacinação. A imunização na Bahia foi iniciada em 19 de janeiro deste ano, ou seja, em quase 10 meses, o estado registrou 1.369 doses perdidas.
Não há detalhes se o número de perdas registradas na Bahia está dentro do esperado pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacina (PNO), que prevê possibilidade de algum prejuízo às doses como exposição a temperaturas não recomendadas na bula ou quebra de frascos.