Chapa formada por ex-alunas venceu eleição para reitoria da Uneb

Reprodução

As professoras Adriana Marmori e Dayse Lago foram eleitas reitora e vice-reitora pela comunidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Elas são ex-estudantes da Graduação e da Pós-Graduação “unebianas” e iniciaram as suas vidas acadêmicas no interior.

A chapa recebeu 3.330 votos (39,4%) na eleição realizada na última terça-feira (5). Por decisão institucional, frente à pandemia, todo o processo eleitoral foi realizado por mediação tecnológica, com suporte de empresa e auditoria externas e licitadas.

Participaram da votação online, professores, estudantes e servidores técnico-administrativos da Administração Central e de todos os campi da universidade, na capital e no interior da Bahia. Os votos são paritários, garantindo o peso de um terço para cada segmento.

A apuração foi transmitida ao vivo pela TV UNEB, em seu canal no YouTube. Pela primeira vez na história da instituição, a Reitoria e a Vice-Reitoria serão ocupadas, simultaneamente, por mulheres.

Nova Gestão – Graduadas em Pedagogia pela UNEB, em Barreiras e Juazeiro, Adriana e Dayse possuem título de doutorado, e são resultado das ações institucionais para a interiorização da educação superior na Bahia.

Ambas já exerceram o cargo de diretora de departamento, quando começaram a vivenciar a gestão universitária. Atualmente, Adriana atua como pró-reitora de Extensão e Dayse é assessora-chefe da Reitoria.

O Conselho Universitário (CONSU) da instituição irá homologar o resultado das eleições até o fim deste mês de outubro. Com a oficialização interna, a lista tríplice será enviada para a apreciação do governador do Estado da Bahia, Rui Costa, que irá proceder com a nomeação. A nova gestão terá início no próximo mês de janeiro.

Adriana Marmori: é detentora do título de Cidadã Barreirense, conferido pela Câmara de Vereadores de Barreiras, pelos serviços prestados à educação pública baiana. Está à frente da Pró-Reitoria de Extensão da UNEB e da Vice-Presidência do Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão (ForProex).

Possui mestrado em Educação e Contemporaneidade (UNEB) e doutorado em Difusão do Conhecimento (UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/LNCC/Senai Cimatec). Foi vice-reitora da UNEB e chefe de gabinete da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA). É servidora pública docente vinculada à universidade e ao Colégio Estadual Governador Roberto Santos.

Dayse Lago: graduada em Pedagogia (Juazeiro) e Letras (Jacobina) pela Uneb, é doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Natural do município de Miguel Calmon, possui o título de Cidadã Ireceense, concedido pela Câmara Municipal, em razão de sua destacada atuação em prol da qualificação da educação da cidade.

Professora da universidade com passagens por Jacobina, Irecê e Salvador, é atualmente assessora chefe da Reitoria. Já atuou como pró-reitora de Ensino de Graduação, chefe de Gabinete, diretora de departamento, gerente de Gestão de Currículos Acadêmicos e coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UNEB) e do curso de graduação em Pedagogia.

Resultado da eleição da Uneb

A chapa composta pelas professoras Adriana dos Santos Marmori Lima Dayse Lago de Miranda venceu as eleições com o percentual de 39,68 %; tendo a chapa composta pelos professores Marcelo Duarte Dantas de Ávila e Sofia Silva de Souza obtido 35,21 %; e a chapa composta pelas professoras Carla Liane Nascimento Santos e Amelia Tereza Santa Rosa Maraux obtido 21,95 %.

O total de votos em branco foi de 1,16 % e de votos nulos foi de 2 %.

Confira aqui o Ato de Proclamação
Confira aqui o resultado detalhado das Eleições UNEB 2021

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile