Primeiras chuvas da primavera devem cair nos próximos dias na região de Guanambi

Chuva em Guanambi
Foto: Tiago Marques | Agência Sertão

Após muitos dias de calor intenso, as chuvas enfim devem chegar à região de Guanambi na próxima semana. Os modelos meteorológicos estão indicando a possibilidade de pancadas de chuva na metade Sul da Bahia e na região da capital Salvador, a partir da noite do próximo domingo (10).

No entanto, os volumes previstos para a região ainda são tímidos. As previsões mais otimistas apontam para chuvas mais expressivas na próxima terça-feira (12), feriado da padroeira do Brasil. Pancadas e precipitações isoladas devem continuar ocorrendo nos dez dias seguintes.

De acordo com o conjunto de modelos meteorológicos e institutos de meteorologia, o acumulado deve variar entre 16mm e 40 mm até o fim da próxima semana nos municípios do Território Sertão Produtivo.

Áreas de instabilidade já estão se formando na região Sudeste do país, onde deve continuar chovendo de forma mais expressiva. Algumas nuvens carregadas tendem a avançar pela metade Sul da Bahia e colocar fim a estiagem agrícola na região.

Caso as previsões se concretizem, as temperaturas altas devem dar uma trégua, mas o calor continua intenso pelo menos até domingo. A região está há vários dias registrando máximas acima de 36ºC, incluindo um pico de 40ºC ocorrido no dia 22 de setembro, primeiro dia da primavera.

Desde 22 de abril não chove de forma significativa em Guanambi. Já são 167 dias sem chuvas expressivas. No mês passado, no dia 1º, chegou a chover em algumas áreas do município, entretanto, o acumulado foi inferior a 3mm.

O acumulado de chuva da última estação foi de 857mm, registrado no pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro de Guanambi. Este terceiro maior desde as chuvas históricas de 1992. Foram 41 dias de chuvas entre outubro de 2020 e abril de 2021, com muitos registros de temporais, acompanhados de vendavais e até de chuva de granizo em algumas regiões do município.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile