Temperaturas passaram de 40ºC pelo segundo dia consecutivo em Bom Jesus da Lapa

Calor Bom Jesus da Lapa
Cidades das margens do rio São Francisco foram bastante afetadas pela onda de calor - Foto: Luiz Fernando Souza Júnior

A população de Bom Jesus da Lapa tem sofrido com a seca e com o calor intenso nas últimas semanas na cidade. Pelo segundo dia consecutivo, as temperaturas passaram dos 40ºC na região.

De acordo com os dados da Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na tarde desta terça-feira (5), o termômetro marcou máxima de 40,8ºC. Nesta quarta-feira (6) o tempo continuou extremamente quente, com máxima de 40,5ºC.

Nos dois dias, as temperaturas registradas na cidade ficaram entre as maiores do país nos municípios monitorados pelo Inmet. Na terça-feira, o município mais quente foi Caxias, no Maranhão, com máxima de 41,5ºC. Montalvânia, São Romão e Araçuaí, ambas em Minas Gerais, vieram na sequencia, com máximas de 40,9ºC na duas primeiras e de 40,8ºC na terceira, empatada com Bom Jesus da Lapa, Formosa do Rio Preto apareceu na quinta colocação com 40,7ºC.

Na quarta-feira, Caxias voltou a registrar a maior temperatura, com máxima de 40,6º, um décimo a mais do que Bom Jesus da Lapa e Formosa do Rio Preto. Cuiabá, capital do Mato Grosso, apareceu na quarta colocação com 40,4ºC.

Outro município baiano com registros de altas temperaturas é Barreiras, no Oeste do Estado. Nos dois últimos dias as máximas chegaram aos 39,6ºC.

Várias cidades da Bahia estão sem registros meteorológicos oficias por conta de panes nas estações do Inmet. O órgão está com dificuldades financeiras para realizar a manutenção dos equipamentos. Em Bom Jesus da Lapa, a estação voltou a funcionar no início da semana depois de meses inoperante.

Chuvas

Depois de muitos dias de calor extremo, deve voltar a chover em Bom Jesus da Lapa na próxima semana. Os modelos meteorológicos estão apontando para a possibilidade de chuvas a partir de segunda-feira (11). No entanto, os volumes esperados não são considerados expressivos.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile