Guanambi e Região

Porto de Salvador recebe navio com 20 mil toneladas de trilhos para trecho da Fiol de Caetité e Barreiras

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Um navio vindo da China atracou na manhã desta sexta-feira (8), no Porto de Salvador, com 20.035 peças destinadas ao trecho II da Ferrovia de Integração Oeste-Leste – FIOL, ligação Caetité-Barreiras (BA). A carga soma 20 mil toneladas.

Os trilhos são de mais uma remessa vinda da China encomendada pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias De acordo com a Tecon Salvador, empresa operadora portuária responsável por embarques e desembarques de contêineres no porto, mais dois navios são esperados ainda este ano, contendo trilhos para o mesmo trecho da Fiol, que terá aproximadamente 640 quilômetros quando concluída.

A carga chegou transportada pelo navio Pretty Universe. O desembarque total dos trilhos está programado para ocorrer no decorrer dos próximos dias.

Ainda segundo a Tecon, o terminal tem expertise na operacionalização das chamadas cargas de projeto, com medidas de proporções gigantes e que exigem equipe especializada e infraestrutura de ponta. Operações similares foram feitas pela empresa do desembarque dos trilhos do metrô de Salvador e peças para grandes parques de energia solar e eólica localizados em diferentes pontos do país.

“Atuar em mais um projeto com esta relevância e complexidade é muito significativo para o Porto de Salvador e a Wilson Sons. A economia da Bahia ganha quando temos modais eficientes e que se somam para promover o maior e mais seguro escoamento de cargas, cujo resultado é o desenvolvimento sustentável que reverbera para toda a sociedade”, ressalta Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons.

O terminal da capital baiana está em fase de nova expansão, com duplicação de cais e retroárea adicional de 30.000m² já concluídos. Parte dos trilhos da FIOL será armazenada nesse espaço até que seja transportada ao seu destino final. O Tecon Salvador conta com infraestrutura similar às dos maiores portos do mundo, com logística 4.0 e equipamentos com alta tecnologia, que inclui 3 STS New Panamax, 3 Super Post-Panamax, 3 STS Panamax e 16 RTGs elétricos, todos com sistema regenerativo de energia.

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Empresas pretendem investir R$ 20 milhões em Vitória da Conquista, Barreiras, Alagoinhas e Feira de Santana

Quatro empresas, de diferentes setores da economia, pretendem investir R$ 20 milhões em cidades do…

6ª Semana do Bebê será aberta nesta segunda em Vitória da Conquista

A partir de segunda-feira (6) até o dia 11 de dezembro, a Prefeitura de Vitória…

BCS retoma aulas de violão para jovens em Vitória da Conquista

O projeto social 'Acordes Mágicos', promovido pela Base Comunitária de Segurança (BCS) Nova Cidade, que…

Ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa foi nomeado secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia

O governador Rui Costa nomeou o ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD)…

II Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional de Guanambi será na próxima quinta-feira

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e…

Solar Coca-Cola tem novas vagas de emprego abertas em Feira de Santana, Salvador, Vitória da Conquista e outras cidades

A Solar Coca-Cola, uma das principais engarrafadoras e distribuidora dos produtos Coca-Cola nas regiões Nordeste…