21.7 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

Meteorologia aponta previsão de chuva em Vitória da Conquista nos próximos dias

Mais Lidas

A estiagem severa que atinge a região de Vitória da Conquista pode ser amenizada caso as previsões meteorológicas para os próximos dias se confirmem. O tempo começa a mudar já neste fim de semana e algumas pancadas isoladas podem ocorrer em algumas áreas do município.

Com o avanço da primavera e do calor naa ultimas semanas, o ar úmido começa a se espalhar pelo interior do país, fazendo aumentar a formação de nuvens carregadas. Nos próximos dias, deve chover nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte do País, além da metade sul da Bahia e boa parte do litoral.

A circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera também vai ajudar a formar fortes áreas de instabilidade. No restante da região Nordeste, o ar seco e quente ainda vai continuar predominando.

Os institutos de meteorologia estão apontando para ocorrência de chuvas nos próximos dez dias nestas áreas. Em Vitória da Conquista, nas previsões divulgadas neste sábado (9), o acumulado de chuva deve variar entre 20mm e 60mm no período, volume que pode ser suficiente para interromper a estiagem agrícola que dura desde abril.

Vitória da Conquista está em situação de emergência por conta do longo período sem chuvas. Moradores da zona rural são os mais afetados pela pouca disponibilidade de água. No início de setembro, a prefeitura prorrogou o decreto que abrande os 11 distritos do município: Bate Pé, Cabeceira da Jiboia, Cercadinho, Dantilândia, Iguá, Inhobim, José Gonçalves, Pradoso, São João da Vitória, São Sebastião e Veredinha.

No dia 4 de setembro, choveu em algumas localidades, mas as chuvas não foram regulares nem mesmo dentro da cidade. No Centro e no bairro Recreio, os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registraram volumes próximos a 20 mm. Já nos pluviômetros do Lomantão e Lomantão, Barcelar, e Patagônia foram registrados 6 mm, 3 mm e 2 mm apenas.

O calor intenso também deve ser amenizado na região de Vitória da Conquista caso as previsões se confirmem. As máximas não devem ultrapassar a casa dos 28ºC a partir do início da semana, enquanto as mínimas devem ficar próximas a 20ºC; Nas últimas semanas, as temperaturas máximas chegaram à casa dos 35ºC em alguns dias

O município de Vitória da Conquista continua sem registros meteorológicos oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Desde abril, a estação meteorológica instalada no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) está inoperante. O órgão informou à Agência Sertão que planejava fazer a manutenção do equipamento em setembro, no entanto não houve recursos para realizar o deslocamento do técnico até a cidade.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas