Bahia

Fórum Baiano de Educação Infantil discutiu sobre o retorno das aulas presenciais no Sertão Produtivo

Publicado por
Compartilhado

O  Fórum Baiano de Educação Infantil – Polo Sertão Produtivo, realizou no último dia 5,  uma ‘Ciranda Reflexiva’ com o tema: ‘O retorno presencial significa garantia do direito à Educação Infantil?’.

O evento aconteceu de forma online e teve a presença de professores, representantes dos familiares dos alunos e representante do Ministério Público. Na ocasião, os participantes pontuaram os desafios e assinalaram proposições para um planejamento de protocolos mais participativos e adequados às especificidades dos bebês e das crianças.

A professora Adriana Bonfim, que representou Guanambi, ressaltou a importância de que os protocolos sejam construídos a partir de princípios éticos e científicos e sobretudo que tenham respeito à vida. ” Os municípios devem planejar a fiscalização do cumprimento dos protocolos como ação contínua após o retorno”, afirmou Bonfim.

Bonfim ainda destacou a necessidade de formação sanitária para todos os profissionais da educação e uma articulação intersetorial para fazer com que a escola seja lugar da garantia de outros direitos.

Em Brumado, às aulas presenciais já retornaram e a professora Elianar e o professor Marinaldo, denunciaram a falta de escuta aos profissionais da educação no processo de retorno e a ineficiência do protocolo nas rotinas das escolas. A professora Elianar, frisou ainda que o retorno só deve acontecer se garantir equidade no atendimento para todas as crianças, sem qualquer tipo de exclusão.

A Ciranda Reflexiva contou também com uma representante da família dos alunos, representada por Leidiane Pereira – Ela evidenciou a necessidade do retorno para a garantia dos direitos das crianças de brincar, conviver e aprender e ressaltou que os protocolos não devem privar as crianças das interações e da brincadeira que constituem memórias afetivas da infância. “Para muitas famílias a escola de Educação Infantil é a única rede de apoio para as mães trabalhadoras e, por isso, é necessário garantir um retorno presencial e seguro”, afirmou  Pereira.

O pedagogo do Ministério Público, José Sérgio, afirmou da importância da discussão sobre o retorno presencial ouvindo diferentes sujeitos,  falou dos canais de comunicação do MP e da importância de que a sociedade civil conheça como funciona o trabalho do MP e que encaminhe denúncias das irregularidades que vierem a ocorrer nos municípios, sempre que o direito à Educação Infantil seja negligenciado.

De acordo com representantes,  o diálogo realizado na Ciranda fortaleceu a função política e social do FBEI-Polo Sertão Produtivo, enquanto espaço de mobilização e luta pelas políticas públicas para os bebês e as crianças do nosso território Sertão Produtivo.

*Com informações da FBEI- Sertão Produtivo

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 11 de outubro de 2021 10:08

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio