Inema libera implantação de segundo parque solar em Caetité

Parques Solar Renova Caetité
Reprodução

O  Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), concedeu licença prévia para a implantação de um segundo parque solar no município de Caetité, com potencial de geração de 127,5 MW. A empresa responsável pelo investimento é a Renova Energia, empresa de geração de energia renovável do grupo Cemig.

O Inema também concedeu Licença Prévia para o desenvolvimento e implantação de um novo complexo de energia eólica na Região de Barra, no Oeste da Bahia, com potencial de geração de 576 MW. 

As duas licenças consolidam a estratégia da companhia de focar na geração de energia eólica e solar.

A Renova ainda obteve a confirmação que seus projetos em desenvolvimento possuem margens de escoamento compatíveis às suas capacidades nas regiões que estão alocados.

Alto Sertão III

A retomada do desenvolvimento de projetos futuros da Renova acontece no momento em que a companhia se prepara para colocar em operação o Complexo Eólico de Alto Serão III – Fase A,  que conta com 155 torres de geração de energia,  distribuídas em 26 projetos, em 6 municípios da Bahia (Caetité, Igaporã, Pindaí, Licínio de Almeida, Riacho de Santana e Guanambi).

Alto Sertão III – Fase A conta com 4 subestações e 208 km de linhas de transmissão. Quando estiver em pleno funcionamento, terá capacidade de gerar 432,7 MW´s, energia suficiente para abastecer entre 900 mil e 1 milhão de residências, de acordo com o padrão Aneel.

O projeto, que será um dos 10 maiores parques de energia eólica da América Latina, começa a operar no mês que vem. Até dezembro, 40 unidades de geração estarão em operação. As 155 turbinas instaladas estarão em pleno funcionamento em abril de 2022.  A rede irá operar conectada ao sistema de distribuição da Chesf.

*Informações atualizadas e corrigidas às 15h15. 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile