A Prefeitura de Guanambi prorrogou o prazo para quitação da cota única com desconto de 10% do Imposto Predial e Territorial Urbano ( IPTU), até o dia 22 de outubro de 2021. O decreto com a autorização para a prorrogação foi publicada no Diário Oficial desta sexta (15).
A prefeitura informou que quem ainda não recebeu a fatura do IPTU em sua residência poderá acessar no sistema do site oficial, a opção para imprimir e baixar a fatura do IPTU 2021 – “Clicando no link http://guanambi.ba.link3.com.br:3390/l3-grp/Servicos.html e na opção “Para seu imóvel”, em seguida, “2ª via do IPTU” o contribuinte poderá acessar o documento digitando o exercício de 2021 e o número de inscrição do imóvel”, orientou o órgão nas redes sociais.
Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o Setor Tributário pelos contatos: (77) 3452-4318/4319, (77) 9 9962-1947 e (77) 9 9961-2222 ou por e-mail: sefazgbi2021@gmail.com.
O que é?
O Imposto Predial e Territorial Urbano é um imposto cobrado de quem tem um imóvel urbano. Pode ser casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade em uma região urbanizada.
Ele é um imposto cobrado pelas prefeituras e cada cidade escolhe os critérios para a cobrança. Normalmente, o valor varia conforme a avaliação do imóvel. Todo o dinheiro arrecadado com o IPTU fica no município. E, com isso, ele pode ser usado em obras na cidade.
O dono do imóvel é o responsável pelo pagamento do imposto – É em seu nome que está enviado o boleto de pagamento do imposto e, se houver atraso, a multa com a prefeitura é feita no seu nome.
O locatário pode fazer o pagamento do IPTU para o dono do imóvel, desde que isso esteja previsto no contrato de aluguel.