Anúncio
Meio Ambiente

Projeto de professor e estudante do IF Baiano sobre qualidade da água foi classificado para etapa mundial de hackathon de Nasa

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

A equipe Arretados Tech, formada por um professor e um estudante do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi, uma estudante da Universidade Estadual da Paraíba (UFPB) e dois pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), foi classificada para a etapa mundial do Nasa SpaceApps Challenge 2021, hackathon internacional para programadores, cientistas e estudantes, organizado pela Divisão de Ciências da Terra da Nasa (Nasa Earth Science Division). O resultado da seleção foi divulgado no último dia 8.

A competição estimula que as equipes usem os dados livres da Agência Espacial Americana (Nasa) e de outras 9 Agências (incluindo Agência Espacial Brasileira – AEB) para resolver problemas do mundo real na Terra e no espaço. A Arretados Tech participa do “Space for Change”, uma das 28 categorias do hackthon. Ao todo, 187 equipes de vários países do mundo apresentaram propostas, o prazo para formulação dos projetos foi de 48 horas.

Na categoria escolhida, as equipes foram desafiadas a identificar regiões onde ocorre injustiça ambiental às comunidades consideradas marginalizadas e projetar soluções implementáveis ​​que possibilitem a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

A equipe é liderada pelo professor Heithor Queiroz, da área de Agrimensura. Os demais integrantes são, Alécio Sander, aluno do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária do Campus Guanambi, Janiele Nery e Gleydson Nery, biólogos e pesquisadores do INSA, e Karina Brito, estudante de Química Industrial da UEPB.

Foi proposta uma ferramenta para fornecer alertas para a população sobre a ocorrência de cianobactérias (cianoHAB) nos reservatórios de abastecimento de água, por meio do processamento de imagens de satélites usando técnicas de Inteligência Artificial. O objetivo é monitorar a qualidade da água armazenada disponível para as populações.

O aumento da produção de microrganismos do tipo é considerado um grave problema ambiental e de saúde pública, pois as cianobactérias têm por característica a produção de substâncias tóxicas que alteram a a qualidade da água e podem gerar problemas à saúde humana.

Arquivo: professor Heithor

De acordo com o professor Heithor, o sistema foi inicialmente projetado para a Região Semiárida, mas com possibilidade de ampliação da escala para nível continental e até global. “Embora haja outros sistemas de acompanhamento das cianoHAB, a grande novidade da proposta está no método de detecção, que relaciona a absorção integrada de clorofila-a com densidade/biovolume das cianoHAB”, comenta.

Ele disse ainda que durante o  hackathon foram desenvolvidos algoritmos de Inteligência Artificial para processamento de imagens dos satélites Sentinel 2 e 3 da Agência Espacial Europeia – ESA, que alimentam o CyanoAlert System, permitindo o monitoramento semanal. “A nível de protótipo, desenhamos a solução para fornecer alertas para a população, baseados no nível de concentração de cianoHAB, considerando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o que também torna o projeto inovador”, concluiu.

Anúncio

Todas as informações do CyanoAlert System estão em um website, com instruções educativas, mapas e espaço para cadastro dos usuários, com objetivo de receberem alertas SMS sobre o nível de cianoHAB e orientações sobre cuidados necessários no uso da água. Essa ferramenta poderá ser aperfeiçoada e divulgada após as fases de julgamento do SpaceApps NASA, e poderá ser útil para a população do Semiárido, assim como para gestores e secretarias de Saúde.

Independente do resultado final do Nasa SpaceApps Challenge 2021, o desenvolvimento do CyanoAlert System deve ser continuado no Campus Guanambi. Parte das ideias e algoritmos utilizados vem sendo desenvolvidos e estão em fase aperfeiçoamento ao longo da execução de projetos Pibic/Júnior orientados pelo professor Heithor Queiroz.

A proposta vem sendo financiada pelos editais de Chamada Interna Propes do IF Baiano desde 2020. O último projeto, recém aprovado, é intitulado “Mapeamento da concentração de Clorofila-a em sistemas aquáticos artificias usando imagens Sentinel 2 MSI” contemplado na Chamada Interna PROPES Nº 07/2021 (PIBIC-EM/IF BAIANO).

Veja o projeto proposto pela equipe Arretados Tech

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 19 de outubro de 2021 10:48

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio