Acumulado de chuva pode passar de 80 mm nos próximos dez dias em Vitória da Conquista

Foto: Maicon Silva

O fim da estiagem agrícola que dura desde abril deve chegar ao fim em Vitória da Conquista nos próximos dias. Depois de chuvas bem abaixo das previsões na última semana, os modelos meteorológicos voltam a aportar para a possibilidade de chuvas na região.

As condições climáticas começaram a mudar na noite desta terça-feira (19), com o aumento da nebulosidade no Planalto da Conquista. Em algumas localidades foram registradas pequenas pancadas de chuva durante a madrugada e manhã e pode começar chover até o fim da tarde.

De acordo com as previsões dos institutos de meteorologia, os maiores volumes são esperados para quinta (21) e sexta (22), podendo superar 50 mm de precipitação nas 48 horas e mais de 80 mm até o fim da próxima semana. O tempo deve permanecer com condições de chuva pelo menos até domingo (24) e pode voltar a chover até o fim do mês. Neste período, as temperaturas devem variar entre mínimas de 18ºC e máximas na casa de 26ºC.

Desde o início da semana, grandes áreas de nuvens carregadas estão se espalhando sobre o interior do país, desde o Norte, passando pelo Centro-Oeste e também pelo Sudoeste. Além disso, as correntes de ventos de alísios também estão levando nuvens carregas do oceano para o continente, o que pode beneficiar a região Nordeste com as chuvas em todos estados nos próximos dias, principalmente na metade Sul da Bahia.

O principal indicativo de uma semana chuvosa em Vitória da Conquista e Região é a formação de uma zona de baixa pressão atmosférica no oceano entre os litorais baiano e capixaba, essa zona de baixa pressão já está se configurando, dando início a primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul que atua convergindo umidade entre o norte do Brasil (Região Amazônica) e o Oceano Atlântico criando um verdadeiro rio aéreo. Esse sistema de circulação atmosférica é responsável por fortes chuvas principalmente em nossa região.

O acumulado de chuva do mês de outubro até agora em Vitória da Conquista não chega a 10 mm. Os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), instalados nos bairros Barcelar, Lomantão, Patagônica, Recreio e no Centro registram chuvas de 7 e 9 mm entre os dias 12 e 13.

No início de setembro, por conta da pouca disponibilidade de água, principalmente na zona rural, a Prefeitura de Vitória da Conquista prorrogou o decreto de situação de emergência nos onze distritos do município.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile