23.8 C
Guanambi
17.6 C
Vitória da Conquista

Acumulado de chuva em Barreiras passa de 110 mm em outubro

Mais Lidas

Choveu forte em Barreiras, no Oeste Baiano, na noite desta quinta-feira (21). Entre as 21 e 22 horas um temporal atingiu a cidade, com volume de 57 mm. No acumulado do dia, a precipitação foi de quase 64 mm. Os dados são da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão havia emitido alerta de perigo por conta de eventuais riscos causados pela tempestade que já estava prevista.

Desde o início do mês, as chuvas já acumulam pouco mais de 110 mm no município. O volume é quase o dobro da média histórica para o mês nos últimos 30 anos, que é de 66 mm segundo dados do Clima Tempo.

As primeiras chuvas da temporada no município caíram no dia 11, somando 17 mm. Nos dias seguintes ocorreram algumas pancadas e voltou a chover significativamente no dia 19, quando o pluviômetro da estação registrou um temporal de mais 28 mm.

As chuvas na região vieram depois de um início de primavera de calor extremo. No dia 22 de setembro, primeiro dia da primavera, os termômetros chegaram a 40,5ºC, segunda maior temperatura observada em 16 anos de registros. No início de outubro, os termômetros voltaram a marcar máximas na casa dos 40ºC e umidade relativa do ar de até 12%.

A temporada chuvosa colocou fim à temporada de muitas queimadas na região. Devido ao longo período de estiagem que durava desde abril, a vegetação ficou bastante seca e favoreceu o avanço do fogo iniciado na maior parte das vezes em fazendas que utilizam do artifício para realizar limpeza de áreas agricultáveis.

Barreiras é uma das agrocapitais do país, com destaque na produção de grãos, principalmente milho, soja e algodão. A regularidade das chuvas na região é fundamental para garantia da produção agrícola.

Previsão

O tempo deve continuar chuvoso em Barreiras pelo menos até a próxima terça-feira (26). De acordo com os institutos de meteorologia, o acumulado de chuva no período deve somar pelo menos mais 50 mm.

Neste período deve chover significativamente em praticamente toda a Bahia. O Inmet emitiu alerta de perigo por conta das previsões de tempestade abrangendo boa parte do Oeste, Centro-Sul e Sul do Estado.

Chuvas na Bahia

Nas 24 horas choveu forte em muitos municípios baianos. Destaque para o município de América Dourada, no Centro-Norte do Estado, onde o acumulado registrado entre o meio da tarde o fim da noite desta quinta-feira foi de 84 mm. Em Juazeiro o volume chegou a 80 mm em alguns bairros durante um temporal no início da madrugada. Em Salvador, o acumulado do dia em algumas regiões também chegou próximo a 80 mm.

As informações são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas