Conquista e Região

Audiência Pública vai celebrar 15 anos da UFBA em Vitória da Conquista

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

O Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira (IMS/CAT) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), instalado em Vitória da Conquista alcança no dia 26 de outubro seu aniversário de 15 anos.

Para celebrar a data, uma audiência pública da Câmara Municipal de Vitória da Conquista às 19h desta sexta-feira (22), marcará as homenagens e reconhecimento da sociedade conquistense ao campus. A iniciativa de autoria do vereador Fernando Vasconcelos contará com a presença de deputados federais e estaduais, além de representantes da prefeitura.

Segundo o diretor do campus Anísio Teixeira, Márcio Vasconcelos, nesses 15 anos o IMS enfrentou muitos desafios e se consolidou como estrutura universitária comprometida com o desenvolvimento da região e destacada vocação para a excelência científica. “Desde 2006 o IMS tem atraído inúmeros estudantes e profissionais interessados em fazer avançar a pesquisa científica, articulada a um ensino público de qualidade, aliado a atividades de extensão que aproximam a universidade da comunidade”, conta.

Divulgação | UFBA

Trajetória

O IMS foi parte de um projeto de interiorização da UFBA, o qual tinha dentre os seus objetivos principais: a ampliação da oferta de vagas no ensino superior público e a promoção da inclusão social de segmentos excluídos da educação superior. Hoje o Instituto leva educação pública para cerca de 1400 alunos em sete cursos de graduação e cinco programas de pós-graduação, incluindo mestrados, doutorados e residência multiprofissional em saúde. A unidade dispõe ainda de 135 docentes efetivos, 77 servidores técnico-administrativos efetivos, e outros 55 servidores terceirizados.

Iniciativas de impacto social

O campus UFBA de Vitória da Conquista tem promovido diversas iniciativas de impacto social em Vitória da Conquista tais como o projeto HealthRise, que promove inúmeros avanços na identificação e tratamento dos pacientes com hipertensão e diabetes; projeto de triagem da circulação dos vírus da Dengue, Zika e Chukungunya, visando identificar e eliminar os focos do mosquito no município. No início da pandemia, a Universidade também fabricou e doou álcool em gel para os profissionais de saúde da Rede Municipal.

A UFBA também mantém parcerias com a prefeitura visando facilitar o acesso das mulheres atendidas pela Atenção Básica de Vitória da Conquista às consultas ginecológicas em atendimentos no Hospital Municipal Esaú Matos, treinamento de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das zonas urbanas e rural, além de projetos como HeartRescue, que objetiva à prevenção e à abordagem do paciente com suspeita de infarto, e o Projeto BigData Péricles, voltado ao rastreio de indivíduos com hipertensão não controlada e ajuda no controle daqueles que já possuem o diagnóstico.

Farmácia Escola

A Farmácia Escola é uma estrutura da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (Farmácia da Família II), que funciona em parceria técnica com o IMS/UFBA. Inaugurada em 2016, a Farmácia proporciona serviço de qualidade aos pacientes não apenas na dispensa de medicamentos, como também no acompanhamento clínico. A experiência também é positiva para os universitários que atuam no órgão, onde obtêm capacitação profissional. O serviço realiza cerca de 9 mil atendimentos por mês e tem capacidade para receber 30 discentes de Farmácia por semestre em atividade de estágio.

Serviço de Psicologia

O Serviço de Psicologia da UFBA objetiva atender a demanda de estágio para os estudantes da graduação em psicologia, propiciando aos alunos a prática necessária à formação profissional. Desde a inauguração do Serviço de Psicologia do IMS/UFBA no final do ano 2012, o espaço ganhou notoriedade na rede de saúde mental da cidade, ocupando hoje um espaço importante no que se refere ao suporte psicológico na região. As atividades formativas consistem em oferecer atendimento clínico para os estudantes da UFBA e para a comunidade de Vitória da Conquista tendo em vista a enorme carência desse serviço nos espaços públicos da cidade.  Mais de 900 pessoas já foram atendidas pelo serviço na modalidade de Psicoterapia e 504 pessoas na modalidade de Plantão Psicológico.

Informações da Assessoria de Comunicação da UFBA

Esta postagem foi modificada pela última vez em 22 de outubro de 2021 00:03

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Prefeitura de Salvador contratará cerca de 200 profissionais de saúde nos próximos dias

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta quarta-feira (26), que vai contratar mais 200…

Guanambi começa a vacinar crianças de 11 anos contra Covid-19 nesta quinta-feira

O município de Guanambi irá vacinar as crianças de 11 anos sem comorbidades contra a…

Prefeitura de Guanambi nomeou comissão para realização de concurso público com 100 vagas

O decreto de nomeação da Comissão Especial de Concurso Público para o preenchimento de vagas…

Prazo para regularização do Simples Nacional foi ampliado para 31 de março

Os donos de pequenos negócios que estão com débitos com o Fisco terão mais tempo…

Bamin abre mais de 30 vagas de emprego para Caetité, Jequié, Salvador e Ilhéus

A Bahia Mineração (Bamin) está ofertando 31 vagas de emprego em Caetité, Ilhéus, Jequié e…

Enchente histórica de 1992 em Guanambi completa 30 anos nesta quarta-feira

As chuvas intensas e enchentes assolaram muitos municípios baianos no fim de 2021 e trouxeram…