O trecho da BR-381 ficou interditado entre Santa Luzia e Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na noite desta quinta-feira (21) após parte da carga de 27 toneladas de bentonita, um tipo de argila que era transportada por um caminhão, se desprender do veículo
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista saiu de Vitória da Conquista (BA) e seguia para Betim, também na Grande BH, com 28 sacos do produto que é usado em maquinários siderúrgicos para produzir ferro.
No km 477, a carga se deslocou e 27 sacos caíram na rodovia. Parte do produto se espalhou na pista.
Segundo informações divulgadas pelo G1, um dos pacotes atingiu um outro caminhão que estava no sentido contrário. Houve danos no veículo, mas nenhum dos dois motoristas se feriu. Das 21h até as 2h desta sexta-feira (22) o tráfego foi feito pelo sistema pare e siga.
A PRF informou ainda que toda a documentação do motorista está regular. Ele fez o teste do bafômetro e deu negativo.
Depois das 2h, o tráfego foi normalizado. Na manhã desta sexta-feira não havia registro de retenção.
A extração de bentonia em Vitória da Conquista acontece em uma mina no distrito de Pedroso. O mineral tem várias aplicações industriais. Pode ser usado como agente tixotrópico de fluidos de perfuração de poços de petróleo e d’água; pelotização de minérios de ferro; aglomerante de areias de moldagem usadas em fundição; descoramento de óleos vegetais, minerais e animais; impermeabilização de bacias, entre outros.