27.7 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Salvador e Região Metropolitana estão sob alerta de grande perigo por conta de temporais

Mais Lidas

Um alerta de nível vermelho, com grau de severidade de “grande perigo”, foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pelo Centro Virtual para Avisos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) por conta do risco de chuvas intensas em áreas da Região metropolitana de Salvador.

De acordo com o alerta iniciado às 9h desta sexta-feira (22) e com validade até às 11h deste sábado (23), pode chover mais de 60 mm por hora ou mais de 100 mm por dia. Estas condições podem ocorrer nos municípios de Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas, Salvador e São Francisco do Conde.

Caso estas previsões se confirmem, há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas em localidades onde há tais áreas de risco.

Em caso de chuva muito forte, recomenda-se o desligamento de aparelhos elétricos e até do quadro geral de energia se possível. Também é importante ficar atento a alterações nas encostas e procurar locais seguros para se abrigar. Em caso de situação de inundação, ou similar, o recomendação é  proteger pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Em situações de emergência ou para mais informações, é importante acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Noite de chuva forte

A noite desta quinta-feira (21) e madrugada de sexta-feira foi de chuva intensa em toda a capital. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou dez chamados da população devido à chuva intensa que tem caído na cidade.

Segundo o órgão, foram três ocorrências para deslizamento de terra, duas para alagamento de imóvel, uma para desabamento de muro, duas para ameaça de desabamento, uma para desabamento parcial e cinco para avaliação de imóvel alagado.

Até as 7h04 de hoje, a maioria das solicitações foram registradas entre a região da Pituba e da Barra.

Já as chuvas mais expressivas, segundo o monitoramento do Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), ocorreram na região de Brotas, onde já choveu quase 106 mm nas últimas 24 horas e 170 mm nas últimas 48 horas.

Cemaden – atualizado às 13h desta sexta-feira (22)

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas