Saúde

Profissionais discutem saúde, sexualidade, feminicídio e direitos da mulher no 1º Simpósio Outubro Rosa em Vitória da Conquista

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Com foco na ampliação das discussões em torno da mulher, aconteceu neste sábado (23) o 1º Simpósio Outubro Rosa: Saúde e Direitos da Mulher, que contou com o apoio do Instituto Conquistense de Oncologia (Icon). O evento teve a participação de diversos profissionais das áreas da Medicina, Psicologia, Direito, Sociologia, Gestão e Política, em uma série de debates que tratou de temas como a prevenção do câncer de mama, saúde e sexualidade feminina, direitos sociais e econômicos, empreendedorismo e ações de prevenção e combate à violência e ao feminicídio.

O organizador do evento e oncologista do Icon, Dr. Renato Marinho, destacou que o Outubro Rosa vai além da conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de mama, sendo também uma oportunidade de ampliar o debate para outras questões urgentes sobre a mulher na sociedade. “O cuidado às mulheres tem uma dimensão muito maior e complexa, pois vivemos constantemente inúmeras ameaças ao bem-estar da mulher. O momento atual exige um debate mais amplo e profundo”, ressaltou.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o quinto país com maior número de feminicídios no mundo. Dado que deixa ainda mais evidente a importância de eventos como este e da urgência de implantação de ações em prol da segurança, saúde e bem-estar das mulheres.

Para o Dr. Renato, o simpósio “foi um marco em nossa cidade e temos certeza que, a partir deste evento, surgirão novas ações e projetos, na busca por uma sociedade mais justa e segura para as mulheres”, completou.

O evento contou com a presença de diversos representantes da sociedade civil e da imprensa. Na programação dos painéis apresentados, foram convidados a diretora médica do Icon, Dra. Daniele Pedreira; a Secretária de Saúde do município, Ramona Cerqueira; a delegada da DEAM, Gabriela Garrido; o delegado da Polícia Civil, Paulo Henrique Oliveira; o tenente da PM de Cândido Sales, Fabiano Barbosa; a ginecologista Dra. Carla Cristiane; a advogada e representante do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Dra. Joana Rocha; a juíza Janine Soares; a psicóloga Karine Barbosa; a psiquiatra Dra. Roxana Pierre;
a cardiologista Aline Guimarães e as empresárias Gisely Andrade e Ana Luísa Gesteira.

O evento contou com o apoio do Icon, Fainor, Arezzo, AnaCapri, TV Sudoeste, Aline Brasil (cerimonialista), Prefeitura Municipal e das agências vOcevê Multicomunicação e Gente Propaganda.

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Nível do rio São Francisco continua subindo em Minas, Bahia e Pernambuco

Mesmo com a diminuição das chuvas, o escoamento natural das águas da bacia hidrográfica continua…

Bamin, CCR e outras empresas abrem vagas de emprego para Salvador

Mais de seis empresas estão com vagas de emprego abertas para Salvador, nesta terça-feira (18).…

Assaí Atacadista abre quase 300 vagas de emprego em Teixeira de Freitas

O Assaí Atacadista está com 274 vagas de emprego abertas para Teixeira de Freitas. As…

PM apreendeu 35 quilos de maconha e prendeu três pessoas em Itapetinga

Trinta e cinco quilos de maconha, duas balanças e embalagens para o comércio de entorpecentes…

Em Vitória da Conquista, 46 famílias atingidas pelas chuvas ainda estão em abrigos

A Prefeitura de Vitória da Conquista informou nesta terça-feira (18) que cinco dos oito abrigos…

PRF prende traficante com mais de meia tonelada de maconha no Sul da Bahia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 514 kg de maconha na noite desta segunda-feira (17),…