Chuvas caíram abaixo do previsto em Guanambi e Vitória da Conquista

A previsão do tempo do Jornal Hoje chegou a divulgar que poderia chover 90 mm em Guanambi no último sábado - Reprodução | TV Globo

As chuvas dos últimos dias colocaram fim na estiagem agrícola que durava desde abril em boa parte da Bahia. No entanto, em alguma regiões, como de Guanambi e Vitória da Conquista, os acumulados registrados ficaram abaixo do previsto pelos modelos meteorológicos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um alerta com classificação de “Grande Perigo” englobando as regiões dos dois municípios, indicando a possibilidade de grandes temporais entre quinta (21) e sexta (22). A previsão meteorológica do Jornal Hoje, da Rede Globo, noticiou que poderia chover até 90 mm no sábado (23) em Guanambi.

Ambas as previsões não se concretizaram e as chuvas vieram mais isoladas e espaçadas do que o esperado. As nuvens que se transformariam nas tempestades esperadas acabaram se movendo mais para o Norte, deixando a metade sul da Bahia com volumes menos significativos.

Guanambi Chuva
Chuvas espaçadas deste domingo em Guanambi – Foto: Thiago Nery

Em Guanambi, o pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro, registrou acumulado de 22 mm nos últimos cinco dias. Foram 5 mm na quarta-feira (20), 12 mm na quinta e mais 4 mm na sexta-feira. No sábado não choveu na cidade e no domingo (24) o acumulado foi de apenas 1 mm. Em algumas regiões do interior do município e de cidades vizinhas as chuvas foram mais intensas ou constantes.

No acumulado do mês de outubro são 42 mm na cidade, um a menos do que a média dos últimos 30 anos, que é de 43 mm.

Já em Vitória da Conquista, o acumulado dos últimos cinco dias passou de 40 mm em algumas áreas urbanas. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) possui cinco pluviômetros na cidade, sendo que o maior volume foi registrado no Lomantão, com quase 42 mm. No Patagônia foram 34 mm, no Centro 32 mm, no Recreio 30 mm e no bairro Bacelar 26 mm.

Acumulado de chuva em Vitória da Conquista de 19 a 23 de outubro – Cemaden

O acumulado do mês na região mais chuvosa da cidade é de 52 mm, ainda um pouco abaixo da média histórica do mês, de 60 mm.

Temporais pelo Estado

Em outras partes do Estado, as chuvas foram mais expressivas, como no caso dos municípios de América Dourada, Barreiras, Barro Alto, Camacan, Jacobina, Juazeiro, Salvador, Valença, entre outros.

Na maior parte destes municípios, os temporais trouxeram alguns transtornos, como danificação de telhados pelo vento e alagamento de algumas ruas. Em Montes Claros, no Norte de Minas, também houve transtornos provocados pelo temporal deste sábado.

Cidades da Bahia com mais chuva de 19 a 24 de outubro (Cemaden)

Cidade Acumulado/96h
Salvador* 177,2
Juazeiro 145,4
Barro Alto 108,4
América Dourada 102,8
Barreiras** 91,8
Jacobina 79,2
Camacan 75,6
Valença 74,8

* em Salvador o maior volume de chuvas foi registrado no bairro de Brotas
** os dados de Barreiras são do Inmet

Previsão

Ainda pode chover em Guanambi e Vitória da Conquista nesta segunda-feira (25). No restante da semana, o tempo deve ficar firme. A partir do fim de semana, as condições meteorológicas devem ficar favoráveis novamente para a ocorrência de precipitação, condições que devem prevalecer na primeira semana de novembro.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile