22.7 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Jato da FAB fez manobras de aferição de instrumentos em Guanambi

Mais Lidas

Um jato da Força Aérea Brasileira (FAB) fez voos rasantes sobre Guanambi no início da tarde desta quarta-feira (28). A movimentação pelo céu da cidade chamou a atenção dos moradores por conta do barulho forte das turbinas, voltas incomuns, e também pela baixa altitude que sobrevoou a cidade.

De acordo com a apuração da reportagem da Agência Sertão, as manobras fazem parte do trabalho de aferição dos instrumentos de operação aeronáutica nos aeroportos do país. Este procedimento é realizado pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv), órgão subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aérea (DECEA),  vinculado à FAB.

A aeronave Hawker 800XP simulou tentativas de pouso na pista do Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, arremeteu e deixou a cidade sem tocar o solo em direção ao Aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, onde fica a sede do Geiv.

Registro de manobras sob o espaço aéreo de Guanambi – Flight Radar

O Geiv é responsável por fazer aferições no funcionamento dos aeroportos do país, principalmente onde há voos regulares. Os voos deste tipo servem para garantir uma maior segurança às operações de aproximação, pouso e decolagem em um aeroporto.

No início do mês, a equipe sobrevoou a cidade de Vitória da Conquista para colher dados de aferição do balizamento noturno do Aeroporto Glauber Rocha. Na manhã desta quinta-feira, antes da passagem por Guanambi, o avião auxiliou nas aferições no aeroporto de Porto Seguro.

Registro de voo do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) em Vitória da Conquista em 7 de outubro – Flight Radar

Primeiro voo às quintas-feiras da Azul

Também nesta quinta-feira, a Azul Linhas Áreas fez o primeiro voos neste dia da semana ligando Guanambi ao Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Pelo menos até dezembro, a companhia vai operar com cinco frequências semanais na rota. A ampliação ocorreu por conta da demanda e da postergação do retorno da operação no aeroporto de Lençóis, na Chapada Diamantina.

No último dia 20, a Azul fez um mês de operação na cidade. De acordo com dados divulgados pela prefeitura, a taxa de ocupação média dos voos é superior a 80%.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas