Bahia

Procuradoria da AL-BA aprovou pedido para instalação de CPI da Coelba

Publicado por
Compartilhado

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) vai investigar a concessionária de energia elétrica do estado, a Companhia de Eletricidade da Bahia (Neonergia Coelba), em uma Comissão Parlamentar de Inquérito. A abertura da CPI da Coelba foi determinada nesta quinta-feira (18), pelo presidente da Alba, o deputado Adolfo Menezes (PSD).

No documento, a Procuradoria destacou que o pedido da CPI se dá por conta das elevadas tarifas cobradas, ausência de transparência, má qualidade de prestação de serviço e elevado índice de satisfação dos clientes. A Procuradoria também ressaltou que a instalação da Comissão não dependeria da assinatura da maioria dos deputados estaduais.

A CPI é uma iniciativa do deputado estadual Tum (PSC). No pedido de abertura de investigações, o parlamentar alega que a Coelba não tem prestado um bom serviço à Bahia e, apesar disso, obteve um lucro líquido de R$ 10 bilhões no primeiro quadrimestre do ano.

A próxima etapa é a indicação, pelas bancadas, dos nomes dos deputados que integrarão a comissão. De acordo com as regras da casa, oito membros titulares e quatro membros suplentes vão compor o colegiado, que tem o prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período, para trabalho e apuração.

No entanto, não há um prazo regimental para a indicação dos integrantes, mas segundo a Alba, isso deve ocorrer nos próximos dias. Além disso, o prazo de 90 dias só começa a ser contado a partir do começo dos trabalhos da comissão.

O requerimento teve a assinatura de 39 deputados dos 63 deputados estaduais. Para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Alba, é necessário o apoio de, no mínimo, 21 parlamentares.

O requerimento de abertura da CPI ainda destaca “a pouca transparência na composição tarifária dos serviços prestados”, além dos prazos e custos nas solicitações para o fornecimento de energia.

O deputado Tum diz já ter um esboço do plano de trabalho para a CPI, com depoimento de diretores da companhia, audiências públicas e estudo de documentos que serão solicitados à empresa, ao Procon, à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e outros órgãos.

Em nota, a Coelba se posicionou sobre a instalação da CPI e disse receber com respeito a decisão da Alba, mas que ainda assim, se mostra surpresa com a medida. A empresa ainda afirma que, apesar de discordar da CPI, a comissão servirá para o esclarecimento de informações que, segundo a empresa, estão sendo divulgadas de forma distorcida.

Confira na íntegra a nota da Coelba

A Neoenergia Coelba recebe com serenidade e respeito a decisão da Assembleia Legislativa da Bahia. No entanto, a companhia se surpreendeu com a medida, uma vez que seus representantes sempre estiveram à disposição para participar de debates construtivos no intuito de dirimir dúvidas e embasar opiniões. A despeito da discordância, a empresa presume que o ambiente será oportuno para o esclarecimento de informações que estão sendo disseminadas de forma distorcida. Adicionalmente, a distribuidora terá a possibilidade de reafirmar os valores de honestidade, integridade e ética que sempre pautaram a sua atuação. A Neoenergia Coelba reitera o compromisso com a sociedade e espera participar de discussões propositivas no sentido de melhorar seus serviços e atender as expectativas dos seus clientes.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 19 de novembro de 2021 11:15

Publicado por
Tag Coelba

Notícias recentes

Homens armados invadiram Hospital Municipal de Brumado e mataram paciente

Um ato criminoso ocorrido na manhã deste domingo, 28 de abril, nas dependências do Hospital…

29 de abril de 2024

Internet banda larga na Bahia é a segunda mais lenta do país

A Bahia registra o segundo pior desempenho em velocidade de banda larga no Brasil, com…

29 de abril de 2024

Anatel liberou sinal 5G em mais 220 municípios a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira, dia 29 de abril, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa…

29 de abril de 2024

SineBahia seleciona para vagas de emprego em Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Irecê, Juazeiro e Senhor do Bonfim nesta segunda

Novas vagas de emprego foram anunciadas para esta segunda-feira, 29 de abril, pelas agências do…

29 de abril de 2024

Confira as vagas de emprego abertas em Feira de Santana, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho nesta segunda

O SineBahia, órgão estadual e intermediação gratuita para o mercado e trabalho, divulgou centenas de…

29 de abril de 2024

Dois motoristas com sinais de embriaguez colidiram contra postes em Guanambi neste domingo

Em um intervalo de menos de nove horas, dois acidentes bastante similares foram registrados neste…

29 de abril de 2024
Anúncio