Vitória da Conquista aplica 2ª dose da Coronavac e 3ª dose para idosos nesta terça-feira

vacinação covid
Imagem Ilustrativa | Reprodução

Nesta terça-feira (23), haverá apenas aplicação da 2ª dose da Coronavac e 3ª dose para idosos a partir de 60 anos e imunossuprimidos, até enquanto durarem os estoques nas unidades de saúde. As 2ª doses da Pfizer e Fiocruz/Oxford estão suspensas por falta de estoque na Rede de Frio do município para abastecer as unidades.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) espera receber uma reposição de vacinas nesta terça (23) para abastecer as unidades e reestabelecer a vacinação na quarta-feira (24).

Amanhã (23), a 2ª dose da Coronavac estará disponível para as pessoas com data de retorno agendada até o dia 24 de novembro, em sete unidades de saúde, das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Reprodução

Moradores relatam dificuldades e atrasos para receber a 2ª dose de vacinas contra a Covid-19

Moradores de Vitória da Conquista enfrentaram longas filas e atrasos para tomar a segunda dose de vacinas contra a Covid-19, nesta segunda-feira (22). De acordo com levantamento da prefeitura, cerca de 15 mil pessoas ainda estão com a imunização incompleta no município.

De acordo com relatos de quem tentou tomar a vacina nesta segunda no posto de Saúde do bairro Vila América, a imunização só começou por volta das 11h. Desde 7h já havia pessoas na fila.

Por meio de nota, ao G1, a Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista informou que doses foram distribuídas para unidades de saúde mas que os imunizantes terminaram rapidamente. A vacinação será retomada quando o município receber novas doses.

De acordo com relatos de quem tentou tomar a vacina nesta segunda no posto de Saúde do bairro Vila América, a imunização só começou por volta das 11h. Desde 7h já havia pessoas na fila.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista informou que doses foram distribuídas para unidades de saúde mas que os imunizantes terminaram rapidamente. A vacinação será retomada quando o município receber novas doses.

Baixa demanda

Apesar das filas registradas nas unidades de saúde, de acordo com a prefeitura, a procura pela segunda dose ainda continua baixa na cidade. Até o momento, 54% do público alvo foi vacinado, percentual que equivale a cerca de 15 mil pessoas em atraso.

Alguns moradores reclamam por não encontrar vacinas nos bairros onde moram e por conta disso acabam atrasando a imunização. É o caso do diarista João Santos, que disse que ao chegar ao posto de saúde do bairro onde mora foi indicado para outro local.

“Quando cheguei lá não tinha (segunda dose) e acabei perdendo um dia de trabalho”, reclamou. Outras pessoas reclamam que ao chegar nos postos de saúde são informados que as doses já acabaram.

Foi o que aconteceu na Unidade de Saúde da Familia Solange Hortélio, localizada no bairro Brasil, onde algumas pessoas que esperavam do lado de fora não conseguiram a imunização pela manhã.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile