Guanambi e Região

Aeroporto de Guanambi registrou quase 1.800 embarques e desembarques em outubro’

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

No segundo mês de operação, o Aeroporto Isaac Moura Rocha, em Guanambi, registrou 1.776 embarques e desembarques. Os dados foram divulgados no início da semana pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nos Indicadores do Mercado de Transporte Aéreo de outubro.

Os voos de Guanambi para o Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte foram iniciados no dia 20 de novembro. No primeiro mês, foram 695 embarques e desembarques, em 12 pousos e decolagens. Já em outubro foram 17 dias com voos, resultando em 34 pousos e decolagens.

Somando os meses de setembro e outubro, foram 1.275 viagens de Guanambi para Belo Horizonte e 1.196 no caminho inverso.

A taxa de ocupação média dos voos foi de 53,7 passageiros por voo. Considerando a lotação de 70 poltronas das aeronaves ART-72 da Azul Linhas Aéreas, o percentual é de 76,7%.

Os indicadores da Anac também apontam o preço médio da tarifa aplicada no voo. No entanto, os dados só estão disponíveis somente até o mês de agosto, o primeiro mês de venda de passagens da ligação entre Guanambi e a capital mineira. Quem comprou passagens logo nas primeiras semanas do lançamento pagou em média R$ 388,00 por cada trecho.

A expectativa é de aumento da movimentação até o fim de novembro, pois a Azul aumentou a frequência de quatro para cinco voos semanais. No lançamento, os voos eram aos domingos, segundas, quartas e sextas-feiras. Nas últimas semanas, o serviço também passou a ser oferecido às quintas-feiras.

Em toda a Bahia foram 753 mil procedimento de embarque e desembarque em 6.270 pousos e decolagens no mês de outubro. O aeroporto de Salvador foi o responsável por mais de 531,5 mil procedimentos, seguido por Porto Seguro, com 131,4, Ilhéus com 53 mil, Vitória da Conquista com 21,8 mil, Barreiras com 5,9 mil, Una com 5,1 mil e Teixeira de Freitas com 2,5 mil.

Em relação a setembro, a movimentação nos aeroportos do estado cresceu 6,52%. Já em relação a outubro de 2020, quando o setor aéreo ainda se recuperava da fase mais difícil da pandemia do coronavírus, o crescimento no numero de passageiros foi de 79%.

Nova aferição da FAB

Em menos de um mês, profissionais do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv), órgão subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aérea (DECEA), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), fizeram o segundo voo de verificação no Aeroporto de Guanambi.

A aeronave partiu de Belo Horizonte e sobrevoou o espaço aéreo de Guanambi, fazendo várias voltas sobre a cidade no início da noite desta terça-feira (23). Na sequência, retornou para o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.

O primeiro voo de aferição depois do início dos voos comerciais em Guanambi ocorreu no dia 28 de outubro.  As manobras fazem parte do trabalho de aferição dos instrumentos de operação aeronáutica nos aeroportos.

Esta postagem foi modificada pela última vez em 24 de novembro de 2021 14:16

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Integrante do Baralho do Crime da SSP-BA foi preso pela PM

O 'Ás de Ouros' do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança, um dos principais…

Hemoba funciona neste sábado em Guanambi no encerramento da Semana Nacional do Doador de Sangue

Teminam neste sábado (26) as ações da Semana Nacional do Doador de Sangue, celebrada nas…

IFBA tem seleção para colaboradores internos e externos em Ilhéus, Salvador, Paulo Afonso e Vitória da Conquista

A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia está…

SineBahia oferta 23 vagas de emprego em Barreiras na próxima segunda-feira

O SineBahia está com 23 oportunidades de emprego abertas em Barreiras com início da seleção…

Secretaria de Cultura de Vitória da Conquista seleciona grupos culturais para o Natal Conquista de Luz 2021

Com os objetivos de abrilhantar a programação natalina de Vitória da Conquista e incentivar a…

Prefeitura de Guanambi anuncia criação de guarda municipal armada e concurso com 100 vagas

A Prefeitura de Guanambi vai enviar para Câmara de Vereadores um projeto de Lei que…