Bahia

Após longo período de estiagem, reservatórios de água estão cheios em Vitória da Conquista

Publicado por
Joana Martins
Compartilhado

Vitória da Conquista apresenta três microclimas existentes, correspondentes à Mata do Cipó, Mata Atlântica e à Caatinga e tem grande parte de seu território compreendido no semiárido. O município registrou até meados deste ano um dos períodos mais longos de estiagem.

Um relatório sobre abastecimento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em 2019, revelou que a exceção dos meses de novembro, dezembro e janeiro, a soma pluviométrica no restante do ano corresponde a aproximadamente metade da precipitação anual do município, que é de 733,9 mm, isto é, os períodos de deficiência hídrica se apresentam nos meses de fevereiro a outubro.

Para a amenizar as consequências da seca, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Semagri) e das três subprefeituras de Bate-Pé, Inhobim e José Gonçalves intensificou, no período às chuvas que acontecem desde o início de novembro, a limpeza e recuperação e construção de aguadas, açudes e mananciais.

No distrito de Bate Pé, situado em uma área de pouquíssima disponibilidade hídrica, por exemplo, foram abertas dez aguadas; e 64 aguadas, poços e barragens foram limpas e ampliadas. “Algumas eram muito pequenas, e nós praticamente começamos do zero. Sofreram um melhoramento muito considerável e importante”, contou o coordenador da Subprefeitura do distrito, Edilson Gusmão.

Já em Veredinha, no limite com Cândido Sales, a situação de água é um pouco melhor. Mesmo assim, a Prefeitura também tem executado a limpeza e abertura de açudes e assistido as pequenas propriedades agrícolas.

Na região de José Gonçalves foram 237 aguadas abertas ou limpas pelo Governo Municipal, incluindo açudes comunitários, que atendem a todas as famílias, e particulares, situados nos terrenos das residências. Na região da comunidade quilombola de Sizoca e do povoado de Catarina, por exemplo, foram realizadas 150 ações de abertura e limpeza de aguadas. Atenção especial foi dada ao açude público de Sizoca, que atende em torno de 40 famílias. Em Francisco das Chagas, os serviços foram realizados em 87 locais.

O coordenador da Subprefeitura de José Gonçalves, Deocleciano Filho, destaca que essa ação é fruto de uma determinação da prefeita Sheila Lemos. “De que a infraestrutura melhore cada vez mais na zona rural, para as pessoas não saírem da zona rural para morar na cidade, fazendo o êxodo rural. Então, nós vamos melhorar cada vez mais essas infraestruturas, e a água é tão importante quanto as estradas e qualquer outra estrutura”, afirmou.

Localizado na região da Subprefeitura de Inhobim, o distrito de Cercadinho e povoados vizinhos tiveram mais de 80 aguadas abertas ou limpas. Na região foram construídos 36 açudes e outros 42 receberam o serviço de limpeza. “Em virtude da espera da chuva, para o homem do campo produzir e ter água para que os animais possam beber precisamos preparar os tanques e aguadas antes do período chuvoso”, explicou o coordenador da Subprefeitura de Inhobim, Osmário Lacerda.

Fora da área das subprefeituras, até setembro de 2021 a Prefeitura Municipal abriu 160 poços artesianos na região do Assentamento Santa Marta. Em outubro, a Prefeitura deu início às obras da barragem local, que será a maior dentro do município, com 10 metros de altura, 140 de largura e 980 de bacia hidráulica, com estimativa de armazenar 850 milhões de litros de água.

*Ascom da PMVC

Joana Martins
Publicado por
Joana Martins

Notícias recentes

Integrante do Baralho do Crime da SSP-BA foi preso pela PM

O 'Ás de Ouros' do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança, um dos principais…

Hemoba funciona neste sábado em Guanambi no encerramento da Semana Nacional do Doador de Sangue

Teminam neste sábado (26) as ações da Semana Nacional do Doador de Sangue, celebrada nas…

IFBA tem seleção para colaboradores internos e externos em Ilhéus, Salvador, Paulo Afonso e Vitória da Conquista

A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia está…

SineBahia oferta 23 vagas de emprego em Barreiras na próxima segunda-feira

O SineBahia está com 23 oportunidades de emprego abertas em Barreiras com início da seleção…

Secretaria de Cultura de Vitória da Conquista seleciona grupos culturais para o Natal Conquista de Luz 2021

Com os objetivos de abrilhantar a programação natalina de Vitória da Conquista e incentivar a…

Prefeitura de Guanambi anuncia criação de guarda municipal armada e concurso com 100 vagas

A Prefeitura de Guanambi vai enviar para Câmara de Vereadores um projeto de Lei que…