29.2 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Mais de mil produtores receberam capacitação sobre cultivo intensivo da Palma nas regiões de Guanambi e Vitória da Conquista

Mais Lidas

Doze municípios das regiões de Guanambi e Vitória da Conquista receberam, durante os meses de setembro, outubro e novembro, o seminário “Cultivo Intensivo de Palma”, com o engenheiro agrônomo Paulo Suassuna. Segundo o Sebrae, o objetivo foi apresentar aos produtores locais uma técnica nova para cultivo da planta, gerando fonte de renda para propriedades rurais.

O evento do órgão, em parceria com as prefeituras municipais, aconteceu nas cidades de Presidente Jânio Quadros, Aracatu, Caculé, Caetité, Belo Campo, Guajeru, Urandi, Palmas de Monte Alto, Poções, Anagé, Maetinga e Barra do Choça. Mais de mil produtores rurais tiveram acesso aos seminários nos municípios e puderam conhecer as técnicas de cultivo na prática.

Para Fernando Suzarte, analista do Sebrae, realizar essa série de seminários nos últimos meses foi a oportunidade de oferecer mais conhecimento aos produtores da região e, consequentemente, multiplicar a produtividade das propriedades.

“Esse é um seminário de suma importância para a região sudoeste, porque a gente vem na missão de capacitar o produtor rural, dotar ele de conhecimento pra que possa multiplicar a produtividade de palma. Que ele saia do plantio tradicional e use as técnicas do cultivo intensivo. O produtor pode assim utilizar menos espaço em sua propriedade, realizar a colheita em menos tempo do que no formato tradicional e ganhar dinheiro com palma, que é uma cultura perene de várias formas”, destacou.

José Vieira foi um dos produtores que participou do seminário. Agricultor em Anagé, para ele foi uma oportunidade de capacitação. “Há um tempo, eu comecei a ficar apaixonado pela história da palma. E, para mim, esse seminário foi muito bom, porque eu terminei aprendendo mais sobre o cultivo”, afirmou o agricultor.

O cultivo intensivo da palma é uma técnica desenvolvida pelo engenheiro agrônomo Paulo Suassuna, que ministrou todos os seminários. Ele explica que esse sistema confere à palma produtividade de 10 a 12 vezes maior, se comparado com o sistema tradicional de cultivo, e a tecnologia pode transformar a vida de produtores da região sudoeste.

“A finalidade, junto ao Sebrae, é difundir esse modelo tecnológico de produção de palma e que cabe como uma luva para essa região sudoeste. Para esse tipo de clima e solo, ela vai muitíssimo bem. E eu pude perceber que a maioria dos produtores tem pequenos módulos rurais, então isso vai endossar mais ainda a aplicabilidade da tecnologia do cultivo intensivo. Porque um produtor rural desse usando, em uma pequena parte de sua propriedade, a palma cultivada nesse sistema de produção, vai obter tanta produtividade que poderá aumentar o número de cabeças do seu rebanho. Assim, ele vai sair da condição de micro para médio produtor. E isso é uma melhoria de vida muito grande na vida do produtor”, acentuou Suassuna.

Informações da Agência Sebrae de Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas