Prefeitura de Guanambi anuncia criação de guarda municipal armada e concurso com 100 vagas

Imagem Ilustrativa | Reprodução

A Prefeitura de Guanambi vai enviar para Câmara de Vereadores um projeto de Lei que cria uma guarda municipal armada para proteger o patrimônio público e reforçar das forças de segurança atuantes no município.

De acordo com apuração da Agência Sertão, no primeiro momento, a previsão é para a abertura de concurso público com 80 vagas para formar a guarda, além de mais 20 vagas já anunciadas para Agentes de Trânsito. O edital deve sair entre janeiro e fevereiro, a depender do tempo de tramitação até a aprovação pelos vereadores.

A proposta de criação da guarda municipal prevê que a corporação pode chegar a cerca 250 integrantes, pois estipula que o efetivo seja de até 0,03% da população, que hoje é 85.353 habitantes. Além disso, está prevista a criação de um centro de formação de guardas e agentes para preparar os aprovados nos concursos para as funções.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Inácio Paes de Lira Junior, o certame unificado da Guarda Municipal e de Agentes de Trânsito deve ser feito possivelmente com a Fundação Luís Eduardo Magalhães, que cuidará da parte das questões das provas e dos exames psicológicos.

Entre os requisitos parra os cargos devem constar o ensino médio completo, idade de até 35 anos, altura de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A/B

Na manhã desta sexta-feira (26), houve uma reunião na Prefeitura para apresentar e alinhar o texto com vereadores da base governista antes da apresentação à Câmara Municipal. Na próxima segunda-feira (26), o secretário vai apresentar a proposta para todos os vereadores. Ele disse que tem visitado municípios onde há guarda armada implantada para buscar experiências na implantação.

O prefeito Nilo Coelho e o vice-prefeito Nal Azevedo estão concedendo entrevistas a emissoras de rádio para falar sobre o projeto.

 

 

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile