Conquista e Região

Previsão aponta para possibilidade de chuvas volumosas em Vitória da Conquista a partir deste sábado

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

As chuvas devem voltar a cair em Vitória da Conquista a partir da noite deste sábado (27) ou madrugada de domingo (28). Os institutos de meteorologia estão prevendo a possibilidade de temporais com acumulados de chuva maiores que 50 mm em 24 horas nos próximos dias.

Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está em formação e deve levar chuvas significativas para boa parte do país durante sua atuação.

Caso as previsões se confirmem, o acumulado nos próximos dez dias no município deve variar entre 80 e 120 mm. Os volumes mais expressivos estão previstos para domingo e para meados da semana, principalmente entre quarta e quinta-feira.

A última semana começou chuvosa na cidade, com registro de temperaturas amenas, condição que deve permanecer nos próximos dias. Nesta sexta-feira (26), a mínima registrada pela estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Campus da Uesb, registrou mínima de 14,1°C e máxima de 25,9ºC.

No mês de novembro, o acumulado de chuvas em Vitória da Conquista supera os 180 mm em algumas localidades, como nos bairros Patagônia, Barcelar e Centro. Com as novas chuvas previstas para os últimos dias do mês, o total no mês deve passar facilmente dos 200 mm.

Acumulado na estação do Camaden do bairro Barcelar é de 183 mm em novembro

Zona de Convergência do Atlântico Sul

A causa da chuva será a formação de mais uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS),importante sistema meteorológico atuante na América do Sul durante um período que abrange os meses de outubro a março, marcando a estação chuvosa das regiões onde atua devido aos períodos associados de intensa precipitação.

De acordo com a meteorologista Maria de Souza Custódio, doutora em Doutora em Ciências Atmosféricas e professora do curso de Meteorologia da Unesp, as regiões que têm sua precipitação influenciada vão desde o centro-sul da Região Norte até o norte do Paraná, incluindo a totalidade das Regiões Centro-Oeste e Sudeste e parte do Nordeste do Brasil.

Ela explica ainda que a ZCAS tem uma duração média de 7 dias, para que se caracterize precisa de uma duração mínima de 4 dias podendo persistir por até 10 dias ou um pouco mais. Este sistema pode ser responsável por grande parte da precipitação acumulada durante o período mais chuvoso do ano, sendo associada com uma sequência de dias chuvosos que em muitas ocasiões provocam episódios de chuva extrema e, por consequência, desastres naturais como por exemplo inundações e deslizamentos de terra.

“A intensidade e a região de atuação desse sistema varia de um episódio para outro, bem como de um ano para outro. Essa variação no posicionamento ocorre porque sua formação depende das condições atmosféricas envolvidas nesse processo e que são responsáveis pela região de instabilidade que caracteriza a ZCAS”, comenta a professora.

Esta postagem foi modificada pela última vez em 27 de novembro de 2021 03:46

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Estratégia inovadora, usada pelas grandes marcas, ajuda empresários de Guanambi a fidelizarem clientes e aumentar o faturamento

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2019 o…

Duas pessoas morreram após ônibus com destino a Vitória da Conquista se envolver em acidente em Minas Gerais

Mãe e filho morreram no fim da noite desse domingo (23) após o carro no…

Vitória da Conquista realiza vacinação de adultos, adolescentes e crianças nesta terça-feira

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue com a vacinação contra a Covid-19 no município…

FBF confirma volta do Flamengo de Guanambi à Série B do Campeonato Baiano em 2022

A Federação Bahia de Futebol (FBF) confirmou que o Clube Esportivo Flamengo, de Guanambi, está…

Sobradinho vai manter vazão de 4.000 m³/s no rio São Francisco até 1º de fevereiro

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) anunciou que vai manter a vazão de…

Olavo de Carvalho morreu aos 74 anos na Virgínia, EUA

Morreu na madrugada desta terça-feira (25), o escritor e influenciador Olavo de Carvalho, de 74…