As chuvas que caíram neste final de semana causaram vários prejuízos em Vitória da Conquista. Algumas ruas ficaram sem energia elétrica após fiações de postes se romperem, o teto de um escola chegou a ser arrancado pelo vento, uma pessoa ficou ferida e diversas ruas tiveram alagamentos.
Segundo a Defesa Civil, nas últimas 48 horas, mais de dez ocorrências foram registradas no órgão, a maioria foi relacionada à interrupção no fornecimento de energia, ocasionada pela queda de postes ou do rompimento da fiação elétrica.
Os pluviômetros instalados na área urbana de Vitória da Conquista, registram uma média de aproximadamente 31 milímetros de chuvas. A maior incidência, tanto no sábado (27) quanto no domingo (28), se deu no bairro Bruno Bacelar, quando foram registrados 27,41 e 8,49 milímetros, respectivamente.
Ainda segundo a Defesa Civil, na Avenida Caetité, em razão de rajadas de vento de até 60 km/h, a cobertura de uma escola foi arrancada, atingindo os telhados de duas casas próximas. Uma pessoa teve escoriações leves e foi encaminhada ao hospital pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Vitória da Conquista segue em alerta amarelo, com previsão de chuvas ainda para esta segunda-feira (29). Com isso, a Defesa Civil alerta: em caso de situação perigo, como deslizamentos, desabamentos, enchentes e inundações, o cidadão deve acionar o órgão por meio do número 199.